Uma pesquisa realizada pela Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado do RN (Fecomércio RN) aponta que o natalense deve gastar em média R$ 115,00 na compra do presente para o Dia das Mães. A estimativa é que haja um crescimento de 2% nas vendas, se comparado com o mesmo período do ano passado. A data será comemorada neste domingo (10). Entre os produtos mais citados na pesquisa estão peças de vestuário (23,6%), perfumes e cosméticos (22,2%) e eletrodomésticos (14,2%).
Ainda de acordo com o estudo, que ouviu 651 pessoas entre os dias 17 e 20 de abril, cerca de 60% dos entrevistados deverão pesquisar os preços e comparar os valores com os de 2014 antes de efetivar a compra. A maioria está em busca de promoções, descontos e qualidade no atendimento. Isso mostra que o consumidor está mais cauteloso, principalmente por causa do período difícil que a economia do país atravessa. Além de não cometer excessos, esses consumidores também estão priorizando os pagamentos à vista ao invés do famoso parcelamento no cartão de crédito.
O comércio de rua é apontado como grande campeão de vendas, com 49%, seguido pelos shoppings centers, que devem atender em média 39,4% dos consumidores.