No último sábado (18), o Grupo Latam Airlines, formado pelas companhias LAN e TAM, divulgou o interesse em instalar um novo centro de conexões de voos domésticos e internacionais (hub) na região nordeste. Natal está na disputa junto com Fortaleza e Recife. A capital vencedora será beneficiada com voos diretos para países da América do Sul e Europa.
É nos aeroportos com hub que passageiros e cargas fazem suas conexões para os destinos finais. A capital ganhadora deve ser anunciada até o fim deste ano. O governador Robinson Faria já começou a divulgar o Aeroporto Internacional Governador Aluísio Alves junto ao conselho administrativo da companhia aérea, tendo em vista que a proposta da empresa é criar cerca de 10 mil empregos diretos e indiretos na localidade escolhida e um investimento de US$ 1,5 bilhão.
De acordo com o ministro do turismo, Henrique Alves, Natal sai na frente da disputa por apresentar uma geografia privilegiada, já que está localizada na esquina do Continente e mais próxima da Europa. A infraestrutura do equipamento também soma pontos positivos na análise, já que é o aeroporto é o único entre os três em disputa com possibilidade de acrescentar mais uma pista de pouso e decolagem com a mesma dimensão da atual, que mede 3.000mx60m.