Os investidores do setor imobiliário agora têm mais um motivo para se preocupar. A Caixa Econômica Federal voltou a elevar os juros de financiamentos contratados com recursos do Sistema Brasileiro de Poupança e Empréstimos (SBPE) para aplicação em habitação. A medida foi divulgada nesta quinta-feira (16) pelo órgão, que responde por 70% dos financiamentos imobiliários do país.
A crise na construção civil ganhou forma em 2014 e trouxe vários prejuízos para o setor, incluindo a eliminação de vários postos de trabalho. Este é o segundo aumento aplicado pela Caixa em 2015, passando de 9,15% para 9,45% ao ano, que equivale a R$ 500 mil, isso para quem não possui relacionamento com o banco. Em janeiro, a Caixa anunciou o aumento das taxas do crédito habitacional também em função das elevações na Selic. Para os correntistas que recebem o salário pelo banco, servidores que também são correntistas e servidores que recebem salário pela Caixa, esse aumento foi de 8,7% para 9%.
A repercussão da elevação dos juros será negativa porque a instituição tem o poder balizador no mercado financeiro, ou seja, os outros bancos deverão seguir a mesma tendência, e subir as suas taxas também. Lembrando que o financiamento imobiliário é um dos recursos mais baratos, tendo em vista que faz parte da política de qualquer governo estimular a aquisição da casa própria, fator que influencia diretamente na geração de emprego e renda em qualquer país.