O governador Robinson Faria completou hoje 100 dias à frente do Executivo Estadual, e deve apresentar um balanço completo mostrando as principais ações do governo no período, durante um almoço realizado pela Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (Fecomércio RN), na próxima segunda-feira (13).
Apesar de ainda enfrentar algumas dificuldades, a atual gestão vem desenvolvendo um papel importante para o desenvolvimento da economia potiguar. Duas medidas que merecem destaque são a prorrogação do Programa de Apoio ao Desenvolvimento Industrial pelo Incentivo ao Gás Natural (Progás), anunciada na última quinta-feira (9), e a redução do ICMS sobre o querosene de aviação, que vem rendendo bons frutos para o setor turístico do Estado.
Além dos voos com destino à Natal, já anunciados no mês de março, hoje o secretário de turismo estadual, Ruy Gaspar, anunciou que a TAM Linhas Aéreas está negociando um voo semanal Natal-Fortaleza em horário que possibilita a conexão imediata de Fortaleza para Miami. Hoje essa conexão só é possível em estados mais distantes.
Mesmo apresentando resultados positivos é preciso providenciar recursos públicos e buscar parcerias em Brasília para garantir mais investimentos no RN. O Estado precisa criar mecanismos para fazer a máquina econômica girar. Organizar as finanças para honrar com os compromissos trabalhistas é outro ponto importante para manter a economia nos trilhos. Gastar os recursos do Fundo Previdenciário com o pagamento da folha pode prejudicar o futuro do estado.