Indo na contramão dos produtos comercializados no varejo, os celulares smartphones estão entre os itens mais consumidos em 2014. Pelo menos 54,5 milhões de unidades foram vendidas, o equivalente a 55%, se compararmos com 2013. Os dados foram divulgados na última segunda-feira (6) pela consultoria IDC Brasil, que projeta crescimento de 16% para 2015.
Ainda segundo o estudo, somando a categoria de aparelhos mais simples, aqueles sem internet, câmera fotográfica ou aplicativos modernos, o mercado de celulares encerrou 2014 com alta de 7%, num total de 70,3 milhões de aparelhos comercializados, deixando o Brasil na quarta colocação entre os maiores mercados do mundo, atrás apenas de China, Estados Unidos e Índia.
Especialistas avaliam esse crescimento como consequência das vendas na Black Friday, bem como a oferta de produtos mais baratos de algumas marcas. Em algumas lojas, os aparelhos mais simples são comercializados em torno de R$ 290. Para 2015, a IDC Brasil projeta a venda de 63,3 milhões de aparelhos.