Segundo informações do Ministério do Trabalho, o Brasil fechou o mês de fevereiro com 2.415 vagas de emprego formal a menos do que no mesmo período do ano passado. No Rio Grande do Norte a situação não foi diferente, os números do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), mostram que o mês fechou com saldo negativo de 4.013 vagas.
Este é pior resultado para meses de fevereiro na história do Caged no estado. No Brasil isso não acontecia desde 1999, quando foram fechados 78.030 postos de trabalho. Em 2014, mesmo período, o saldo do RN foi positivo, com 931 vagas de emprego formal no saldo. Somando tudo, é possível perceber que quase cinco mil empregos formais perdidos entre fevereiro do ano passado e fevereiro deste ano.
No acumulado do ano o quadro é ainda pior, o saldo do estado é de 5.122 empregos negativos. Isso piora quando se olha para o resultado obtido no primeiro bimestre do ano passado. Em 2014, o saldo era de 1.858 vagas, quase 7.000 empregos formais a menos na comparação do primeiro bimestre deste ano. Segundo dados oficiais, os setores de comércio e construção civil foram os que mais registraram fechamentos de postos de trabalho.