A revista Exame divulgou na última sexta-feira (6) um ranking realizado pela consultoria Prospecta Inteligência Imobiliária (P2i-Lead) que coloca Natal em 5º lugar entre as cidades do Brasil com maior potencial para investimentos imobiliários. O estudo diverge da maioria dos levantamentos imobiliários por não levar em conta a valorização do imóvel no mercado e, sim, o déficit habitacional, a renda média das pessoas, a propensão em adquirir imóvel e o potencial para investimento em imóveis de alto padrão.
O levantamento feito pela P2i-Lead, empresa de atuação nacional com base em Maceió e extremamente conceituada na área de prospecção do mercado imobiliário, analisou todas as cidades brasileiras com menos de 1 milhão de habitantes. Isso explica a ausência das grandes metrópoles no ranking.
Natal é a única cidade do nordeste a integrar a lista das dez maiores potencias imobiliárias da P2i-Lead. A capital potiguar teve pontuação de 0,739 na escala que vai de 0,5 a 1. Foi considerada ótima no quesito potencial de investimento de alto, médio e baixo padrão. O déficit habitacional é de 34,18% e a quantidade média de salários mínimos recebidos pela população, segundo apurou a consultoria, é de seis salários mínimos.
Ou seja, o mercado imobiliário da cidade é diverso, tem opção para todos os tipos de investimentos e, das cidades emergentes (com até 1 milhão de habitantes), é umas das melhores para se investir em imóveis, seja na compra ou na construção.
Esse indicador é importantíssimo para o mercado da construção civil, setor que tem um impacto muito grande na economia, continue investindo na cidade do Natal.