Tudo sobre economia, finanças, negócios e investimentos

Serasa volta a registrar alta na inadimplência de devedores

10/12/2014 15h17

O Indicador Serasa Experian de Inadimplência do Consumidor mostrou que, em novembro, a inadimplência cresceu 10,9% em relação ao mesmo mês do ano passado. No acumulado do ano o aumento foi de 5,6%. Em 2014 esse número cresceu em oito meses, dos 11 contados até novembro. O indicador da Serasa é um número que preocupa, junto com a inflação e o aumento de juros, pois formam um cenário ruim para a economia.


A estratificação das dívidas mostra que o maior aumento da inadimplência corresponde aos débitos bancários, respondendo por 1,7% do déficit; cheques sem fundo, e protestados, somaram 0,8%.


O número positivo fica por contas das dividas não bancarias (cartão de crédito, financeiras e prestadoras de serviços). O não pagamento das dívidas de cartão de crédito e financeiras caiu em 3,1%; com as prestadoras de serviços a queda foi de 12%.


O período de fim de ano é emblemático. O comércio busca vender mais, tem promoções, tem horário diferenciado, as pessoas estão com um pouco mais de dinheiro devido ao 13° salário, e aí vem a preocupação: quem já está endividado usa uma parte desse dinheiro extra para tentar liberar o crédito e ir novamente as compras, quem ainda não está pega esse dinheiro e leva para as compras; ou, faz uma reserva ; e a orientação é exatamente essa, porque nada é tão danoso para economia quanto a inadimplência; é ruim para as finanças do consumidor, é péssimo para as finanças das empresas. O que termina gerando um círculo vicioso em que toda a economia vai mal.


0 Comentário

Avenida Natal, 6600 - Rodovia Br 101 - Taborda | São José de Mipibú/RN CEP | 59.162-000 | Caixa Postal: 50
2010 ® Portal Mercado Aberto. Todos os direitos reservados.
ponto criativo