O levantamento divulgado nesta segunda-feira (10) pelo SPC Brasil, coordenado pela Confederação Nacional das Câmaras de Dirigentes Lojistas (CNDL) mostrou que houve um aumento, entre outubro e setembro, de 3,95% da inadimplência no Brasil. No levantamento, o SPC Brasil faz o acompanhamento dos CPFs negativados. Foram registrados 1 milhão de CPFs a mais no cadastro do período. O total de CPFs negativados já chega a 55 milhões.
A expectativa positiva é que no final de outubro e início de novembro com a entrada dos recursos do 13º salário - só no Rio Grande do Norte deve ser 1,74 milhão de reais pagos - e também com as campanhas de renegociação de dívidas, feitas em parceria com as Câmeras de Dirigentes Lojistas e com os credores, o número de negativados possa diminuir consideravelmente.
Porém um detalhe deve ser considerado: as pessoas geralmente "limpam o nome", como se diz no mercado, para ir às compras do final de ano. A dica para essas pessoas é ir às compras com parcimônia, para evitar iniciar o ano novo com o CPF mais uma vez negativado.