O estudo, realizado pela Universidade de Brasília (UnB), divulgado nesta terça-feira (23), mostra que a concentração de renda no Brasil é de 11%. Na semana passada foram divulgados números referentes à concentração de renda no Brasil, os números contrariavam as informações do governo federal de que a concentração de recursos tem caído sob a égide dos governos do PT.
Os dados que mostravam aumento da desigualdade no país eram da Pesquisa Nacional de Amostra por Domicílios (Pnad), feita pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), órgão oficial ligado ao Governo. No dia seguinte a divulgação desses números, o próprio governo agiu e os números foram desmentidos e revistos para baixo.
A pesquisa feita pela conceituada Universidade de Brasília comparou os números revistos da Pnad, os números do Censo 2010 e do Imposto de Renda. O resultado foi ainda mais preocupante. Segundo o novo levantamento 0,1% da população mais rica do Brasil concentram, pelos dados do censo 7% da riqueza brasileira, segundo a Pnad revista para baixo 4%, e pelo levantamento das declarações do imposto de renda 11%.
O número é ainda mais interessante quando se pega os 5% mais ricos do Brasil, segundo o censo eles apresentam 40% da riqueza do país, segundo a Pnad apenas 35%, já quando se as declarações do imposto de renda o índice vai para 44% de toda a riqueza brasileira.