Aproximadamente 140 mil cargos temporários devem ser abertos no Brasil neste fim de ano. A expectativa foi divulgada nesta segunda- feira (1) pela Confederação Nacional do Comércio (CNC).
O fim do ano é o período de vendas mais forte do comércio, a economia fica aquecida com a liberação do 13º salário e os consumidores ficam mais propensos a ir às compras, é o chamado espirito natalino. A abertura de mais postos de trabalho é uma chance para quem procura emprego, uma vez que, em média, 30 a 40% dos funcionários temporários são efetivados, passado o período do aquecimento das vendas.
No Rio Grande do Norte a estimativa é que sejam abertas 6 mil novas vagas, isso representa um crescimento de 3 a 4% em relação ao que foi gerado no ano passado.
Os números positivos esperados para o final do ano, se confirmados, devem reverter o atual quadro de retração de emprego em todo o Brasil e também no RN.
Os números até julho mostram uma retração de 333 postos no comércio este ano. Com a abertura das vagas temporárias, a partir de final de setembro, a expectativa é que esse dado negativo seja revertido e feche o ano com crescimento.