Tudo sobre economia, finanças, negócios e investimentos

Cilada? Mais de 60% dos usuários trocariam de operadora se processo fosse simples

13/08/2014 10h26

O setor de telefonia celular avançou no Brasil nos últimos anos, tanto que houve um aumento da contratação de pacote de dados e o uso da rede Wi-Fi dos estabelecimentos. Porém, os consumidores continuam insatisfeitos com as suas operadoras.

Um levantamento elaborado pela CVA Solutions, realizado no mês de junho com 7.002 entrevistados de todo o país para planos pré-pago, pós-pago e controle, mostra que o setor é o pior entre as 40 indústrias avaliadas pela empresa, com nota 5,88, em uma escala de 1 a 10.

Segundo o sócio-diretor da CVA Solutions, Sandro Cimatti, fosse fácil e descomplicado, mais de 60% mudariam de operadora de celular. “Na pesquisa também se verifica que o consumidor pagaria um pouco a mais para ter serviço de dados de melhor qualidade”, afirma.

Para Cimatti, as operadoras devem ficar atentas às queixas de ausência de sinal – mais de 75% de incidência nos últimos seis meses – e atendimento insatisfatório – mais de 53% – e tentar promover cada vez mais a diminuição dos custos, já que o telefone celular tornou-se essencial na vida das pessoas.

Além disso, os gastos com telefonia celular caíram um pouco em relação a 2013. Os dados revelam que no pré-pago, os gastos mensais caíram de R$ 38 para R$ 36; enquanto no pós-pago e controle caíram de R$ 117 para R$ 85. Por mês 58,4% dos clientes de pré-pago afirmaram gastar entre R$ 11 e R$ 30, enquanto que 56,9% dos clientes pós-pago e controle disseram gastar entre R$ 21 e R$ 70.

Serviço de dados
A contratação de pacotes de dados em planos pós e pré-pagos foi importante destaque do estudo. Mesmo no pré-pago 58,2% já possuem pacote de dados, sendo que 40,3% utilizam principalmente via wi-fi e 49,4% via 3G.

Já no pós-pago, 66,9% possuem e usam pacotes de dados, sendo que 54,8% via 3G e 34,3% via Wi-Fi. Os consumidores estão satisfeitos com os serviços de dados recebidos (53,3%) e até pagariam um pouco a mais para ter um acesso de melhor qualidade (64,9%).

Operadoras
A operadora Nextel é o grande destaque do estudo de 2014, em planos pós-pago, sendo considerada a de melhor Valor Percebido (custo-benefício percebido pelos clientes) e a segunda melhor em Força da Marca (a atração menos rejeição perante clientes e não clientes). Em pós-pago a Vivo ficou com a primeira posição em Força da Marca e a segunda posição em Valor Percebido. Enquanto no pré-pago, a Vivo conquistou a primeira posição em Valor Percebido e em Força da Marca, sendo que a Claro ficou com a segunda posição em Valor Percebido e a TIM ficou em segundo em Força da Marca.

Já a operadora com a maior Força da Marca (a atração menos rejeição perante clientes e não clientes) em pré-pago é a Vivo com 15,1%. A TIM vem em segundo lugar, com 5,5%. Oi e Claro vem em seguida.

*Fonte: MSN


0 Comentário

Avenida Natal, 6600 - Rodovia Br 101 - Taborda | São José de Mipibú/RN CEP | 59.162-000 | Caixa Postal: 50
2010 ® Portal Mercado Aberto. Todos os direitos reservados.
ponto criativo