Salesiano 26/08/24

Tudo sobre economia, finanças, negócios e investimentos

Inadimplência cai no primeiro semestre, mas a notícia não é tão boa quanto parece

22/07/2014 16h30

A Serasa, maior empresa de banco de dados de crédito no Brasil, divulgou nesta segunda-feira (21) o levantamento apontado como o grande medidor do mercado com relação à inadimplência. Segundo os números divulgados, no primeiro semestre deste ano, a inadimplência do consumidor brasileiro de maneira geral caiu 1,1% no acumulado, de janeiro a junho. Especificamente no mês de junho, meio do ano, houve uma queda de 1,4% sobre o mês de maio. Até aí, ótimas notícias.

 

 

O grande problema - e é por isso que essa notícia não é tão boa assim- é que quando se compara o mês de junho de 2014 com junho de 2013 houve alta de 3%, uma das maiores dos últimos quatro anos em um mês de junho. Esse dado, segundo os analistas da Serasa, para desespero do mercado e do comércio de modo geral, esse aumento de inadimplência de 3% na comparação junho contra junho, é uma tendência para este segundo semestre.

 

Ou seja, a expectativa dos especialistas da Serasa é que o ano feche com a inadimplência em alta. É necessário que se lembre do circulo vicioso da economia: aumenta a inadimplência, aumentam os juros, aumenta o endividamento/ aumenta o endividamento, aumentam os juros, aumenta a inadimplência; e o mercado sofre.


0 Comentário

Avenida Natal, 6600 - Rodovia Br 101 - Taborda | São José de Mipibú/RN CEP | 59.162-000 | Caixa Postal: 50
2010 ® Portal Mercado Aberto. Todos os direitos reservados.
ponto criativo