Tudo sobre economia, finanças, negócios e investimentos

Lojas têm uma semana para se adequar a nova regra que obriga detalhamento de impostos em cada compra

03/06/2014 15h54

Esta exigência do governo federal deveria ter entrado em vigor no ano passado, em meados de abril ou maio, mas os lojistas alegaram que não havia tempo hábil para fazer os ajustes nos softwares que emitem as notas fiscais- principalmente aqueles cupons fiscais que saem na hora em que é feita a compra-, pediram um prazo, o prazo foi dado e agora, segundo o Ministério da Fazenda, não haverá nova prorrogação.

 A partir da próxima segunda-feira (9) todas as lojas serão obrigadas a colocar nas notas fiscais o percentual de imposto que incide sobre aquela compra. Em um primeiro momento o governo pretendia que o percentual fosse sobre cada item da compra, isso gerou alguns questionamentos, porque alguns estabelecimentos, como por exemplo: supermercados. Nestes locais, a variedade de produtos é muito grande o que torna complicado esse detalhamento. Portanto, o governo acatou os argumentos e o percentual será sobre o valor total da compra.

Vale registrar que alguns estabelecimentos, principalmente os de lazer e de alimentação, já tem em seus softwares essa possibilidade. Pelo o que tenho ouvido, as lojas estão praticamente adequadas para isso, a mudança é simples, basta mudar o software para fazer essa inclusão.  

Fica a dica para que a gente preste mais atenção nas nossas notas. Pelo menos para ter um pouco mais de raiva em saber quanto nós deixamos de imposto naquela compra, dinheiro para o governo e que não volta ou volta muito pouco para nós. 


0 Comentário

Avenida Natal, 6600 - Rodovia Br 101 - Taborda | São José de Mipibú/RN CEP | 59.162-000 | Caixa Postal: 50
2010 ® Portal Mercado Aberto. Todos os direitos reservados.
ponto criativo