Salesiano 26/08/24

Tudo sobre economia, finanças, negócios e investimentos

Vendas do varejo despencam em março

16/05/2014 16h15

O IBGE divulgou na última quinta-feira o balanço das vendas do varejo no Brasil relativo ao mês de março. O resultado do volume de vendas no Rio Grande do Norte foi negativo, fato que não ocorria desde março de 2012. O levantamento apontou uma queda de -5,4%, isso fez com que o crescimento acumulado do ano, que estavam em 8,4%, despencasse para 3,8%.

 

O número ainda é positivo, mas é praticamente 1/3 dos 9% que havíamos registrado no primeiro trimestre do ano passado. Essa queda ratifica o cenário que o país vive hoje, um momento de início de inflação, com preços em alta, um aumento do endividamento das famílias e também um período crédito extremamente caro. Todos esses fatores levam a uma desaceleração, uma mostra de esgotamento desse modelo de consumo que tem sustentado a nossa economia.

 

Além disso, os economistas do IBGE justificaram esses números - porque esse percentual foi baixo em todo o Brasil, a média nacional foi de -0,5% e em todos os Estados houve retração – alegando o efeito calendário, isso porque o segmento de hipermercados e supermercados foi o que registrou maior queda, este segmento é muito influenciado por datas como a páscoa, por exemplo, que no ano passado foi comemorada em março e este ano em abril; o carnaval este ano também foi em março, diminuindo o número de dias úteis; Isso é o que os economistas chamam de efeito calendário.

 

Vale esperarmos agora os números de abril e saber se essa tendência de redução e desaceleração vai realmente continuar. E os comerciantes ainda apostam muito na Copa para que tenhamos um mês de junho que possa salvar o primeiro semestre.


0 Comentário

Avenida Natal, 6600 - Rodovia Br 101 - Taborda | São José de Mipibú/RN CEP | 59.162-000 | Caixa Postal: 50
2010 ® Portal Mercado Aberto. Todos os direitos reservados.
ponto criativo