O Inmetro iniciou realiza até o dia 9 de maio, em todo o país, a operação "Casa Segura". Aqui no Rio Grande do Norte, o Instituto de Pesos e Medidas (Ipem RN) é quem vai realizar a fiscalização, que está acontecendo desde ontem em estabelecimentos do comércio varejista ou atacadista e os agentes irão verificar produtos como: panela de pressão; ventilador de mesa, parede, pedestal e circulador de ar; batedeira elétrica; cafeteira e chaleira elétrica; espremedor de frutas; faca elétrica; grill ou grelha elétrica; liquidificador; processador elétrico de alimentos; sanduicheira; e máquina de lavar louça.
Todos os produtos devem atender aos requisitos estabelecidos pela regulamentação e devem ostentar o selo de identificação da conformidade do Inmetro. A certificação compulsória desses itens busca atestar que eles atendem aos requisitos mínimos de segurança, reduzindo assim a probabilidade de acidentes domésticos.
Empresas que não cumprirem a regulamentação vigente poderão ser penalizadas, com a apreensão dos produtos, além de multas que podem variar de R$ 100 a R$ 1,5 milhão, de acordo com o estabelecido na Lei 9.933/99. Empresas que não se adequaram serão penalizadas, de acordo com o artigo 9º, estabelecido pela mesma lei.
*Com informações do Inmetro

Inmetro inicia a Operação Casa Segura no comércio
06/05/2014 08h04

