Segundo levantamento divulgado ontem, segunda-feira (31), pela Associação Brasileira das Entidades de Crédito Imobiliário e Poupança – Abecip, em fevereiro R$ 8,8 bilhões foram investidos, com recursos da poupança, para aquisição e construção de imóveis. Esse número é o melhor do mês de fevereiro nos últimos 20 anos, e representa um crescimento de 52% em relação a fevereiro do ano passado.
No primeiro bimestre, no acumulado de janeiro e fevereiro, esse volume de financiamento pra aquisição e construção de imóveis somou R$17bilhões, isso é quase 40% mais do que nos primeiros dois meses do ano de 2013.
O aumento do crédito imobiliário é extremamente positivo para a economia por dois motivos: o primeiro é que se trata do que se chama de endividamento positivo, quem contrata um financiamento pra aquisição de imóvel está investindo bem o seu dinheiro, e isso é visto com bons olhos pelos especialistas em economia. E o segundo é bem mais óbvio porque a indústria da construção civil é grande geradora de mão de obra, isso gera muito emprego e faz girar novos recursos na economia.
Portanto esse é o indicador muito positivo para um ano em que todos os economistas estão apostando muitas fichas graças a fatores como Copa e eleições.