A Associação Nacional dos Comerciantes de Material de Construção (Anamaco) divulgou hoje (07.03) que as vendas de varejo do setor registraram queda de 6% em fevereiro na comparação com janeiro. No confronto com o mesmo período de 2011, a retração foi de 2,3%. A boa notícia é que, no acumulado dos últimos 12 meses, as vendas se mantiveram superiores em 4,5% quando comparadas ao mesmo período de 12 meses anteriores.
Nunca é demais lembrar que, junto com o segmento Automotivo (concessionárias, lojas e lojas de peças), o setor de materiais de construção compõe o chamado "Comércio Varejista Ampliado", o principal indicador de vendas do varejo medido pelo IBGE. Pelo valor agregado dos dois segmentos, o seu impacto no número final de vendas é relevante.
Fica ainda o alento de que, de acordo com o presidente da Anamaco, Cláudio Conz, "Apesar de preocupante, não podemos entender isto como o início de uma desaceleração, pois as expectativas para março são as mais otimistas medidas mensalmente nos últimos 24 meses". A liberação das regras dos novos financiamentos para material de construção com recursos do FGTS, aprovadas e anunciadas pelo governo no dia 10 de janeiro, devem, começar a ser positivamente sentidos a partir deste mês.