Mercados Internacionais
Os mercados internacionais estão atentos às divulgações a serem feitas hoje pelo ministro das finanças grego Evangelos Venizelos, após reunião com seus credores, o FMI (Fundo Monetário Internacional) e o BCE(Banco Central Europeu), com o objetivo de salvar o país da moratória. Venizelos afirmou que as negociações continuarão durante o próximo fim de semana em Washington, nos Estados Unidos, onde o ministro deverá comparecer à reunião com o Banco Mundial, juntamente com o FMI.
Em discurso o ministro proferiu as seguintes palavras: “Não entendemos ainda completamente o perigo que enfrentamos, de que o sistema pode parar de operar, que a economia nacional pode parar de funcionar” Um acordo final deve ser assinado até o dia 3 de outubro, a tempo de ser aprovado na reunião de ministros de finanças da Zona do Euro, em Luxemburgo. Segundo o ministro grego, eles estão negociando o plano de médio prazo para o país.
O FED (federal Reserve) deve divulgar hoje também um novo esforço para revigorar a situação norte-americana, o que pode ser o primeiro de uma série de passos para se fortalecer o crescimento.O anúncio será feito às 15:15 (horário de Brasília) após o término de uma reunião de dois dias.
Mercado Nacional
No Brasil, os investidores estão à espera também das divulgações no cenário internacional. Investidores reagiram positivamente às divulgações do Ministério da Fazenda, os quais afirmaram que o país está em uma posição melhor posicionada em relação à crise mundial, reiterando também a necessidade de uma disciplina fiscal.
Apesar de o país ter ainda notas de crédito bem inferiores do que países europeus, como por exemplo a Itália, que teve a sua nota rebaixada, ainda está muito bem frente a economias de outros países, inclusive podendo ser credor de alguns deles. Porém o que se acredita é que o momento ainda não é propício.
Adm. Roberto Davi Miranda
Agente de Investimentos autorizado CVM.
e-mail: robertodavi22@hotmail.com / Twitter: @rdavimiranda
Blog: http://debolsocheio.blogspot.com