Salesiano - topo 24/04/2025

Tudo sobre economia, finanças, negócios e investimentos

Ancar pressionou presidente da CDL a intervir no caso Liquida Natal

28/07/2011 16h55

Diante da grande repercussão da última nota que publiquei sobre a postura criticável do Natal Shopping em relação ao "Liquida Natal" resolvi voltar ao assunto. Além da repercussão, tenho informações novas.
O gigante - sim, embora aqui eles já não sejam nem sombra do que já foram e estejam a anos-luz do seu maior concorrente, nacionalmente o grupo que controla o NSC é gigante - Ancar, com todo o poderio dos 16 shoppings que gerencia Brasil afora, fez uma pressão violenta sobre o presidente da CDL Natal, Amaury Fonseca, para que ele, usasse o peso que tem no comando da Liquida Natal (que é promovida pela CDL), pusesse panos quentes na postura equivocada do shopping em relação à promoção, inclusive dando declarações à imprensa que "recuperassem o arranhão, profundo, na imagem do empreendimento".
Empresário dos mais respeitados do estado, com uma rede de lojas que orgulha o estado - a Toli - Amaury foi pressionado pelo Natal Shopping com ameaças de represália, aqui e em outros estado, às suas lojas!! Parece brincadeira, mas não é!!!
O Natal Shopping já foi um grande orgulho para Natal. Durante vários anos, reinou, impávido colosso. Tinha uma gestão profissional, correta e extremamente afinada com o que o mercado local queria. Dava show! Tinha a liderança inconteste do segmento. Veio o Midway Mall, um colosso, estilo trator, que começou a ganhar, rapidamente, espaço. Coisas do mercado.
Mas, ao invés de seguir o caminho de se segmentar, de dar ao público coisas que ele não encontrasse na concorrência - maxima de qualquer bom manual de gestão em varejo e que ele até iniciou, antes da chegada do Ancar - o Natal Shopping, com toda a pedância do grupo que o gerencia hoje, passou a cometer erros e mais erros. A ponto de, hoje, estar completamente antipatizado, por lojistas, lideranças, e - e eis o erro que pode ser fatal - até pelo público.
Ou alguém aí ainda acha que dá para manter qualquer empreendimento de varejo desdenhando das classes C e D? Dá para vomitar arrogância e posar de elitizado, construindo sobre si um castelo de brilhantes inatingíveis aos reles plebeus? Dá para viver só de Elite? É possível um shopping que tem perdido vários timings no seu processo de adequação à nova realidade (pós-Midway) de mercado, recuperar o tempo perdido enxotando de seus corredores o que Eles (os poderosos do comando) acham que são "plebe"?
Com a palavra, os consumidores. A eles, e SÓ a eles, cabe dar a melhor resposta aos senhores da Ancar.

 

 

 


0 Comentário

Avenida Natal, 6600 - Rodovia Br 101 - Taborda | São José de Mipibú/RN CEP | 59.162-000 | Caixa Postal: 50
2010 ® Portal Mercado Aberto. Todos os direitos reservados.
ponto criativo