Poucas coisas na vida são tão irritantes quanto a falta de humildade para reconhecer os próprios erros. E, neste quesito, a nota divulgada hoje pelo Natal Shopping acerca da sua "participação" na bem sucedida promoção Liquida Natal é um libelo.
Senão, vejamos. Ontem, 26 de agosto, o shopping enviou, através da sua assessoria de imprensa uma nota, na qual justificava a decisão de NÃO participar da promoção. Alguns trechos:
"a decisão foi tomada porque o modelo adotado pelo Liquida Natal não se alinha com o objetivo do estabelecimento. O posicionamento da Campanha, por ser mais popular, vai de encontro ao trabalho de qualificação que o Shopping tem feito ao longo dos últimos três anos",
Ora, é inegável a linha mais elitizada do Natal Shopping em relação, por exemplo, ao seu concorrente principal, o Midway Mall, que, registre-se, mescla muito bem os dois tipos de conceitos em seus três pisos.
Mas, a decisão estava equivocadíssima. Basta vermos os números que marcam o crescimento vertiginoso do consumo nas classes B, C e D. Pois bem, hoje, pressionado por seus lojistas e, quem sabe, talvez até pela crise de consciência de uma decisão equivocada, ao invés de ter a grandeza de reconhecer a falha e anunciar a correção de rota, o shopping saiu-se com outra nota. Vejam a íntegra:
"Foi com surpresa que nos deparamos com as notícias na imprensa sobre a ausência do Natal Shopping na campanha Liquida Natal. A participação do shopping este ano está mantida, com a diferença de que a adesão à mesma será feita diretamente pelo lojista, através de um consultor da CDL. Nos anos anteriores, o convênio/ adesão era formalizado com o próprio Shopping, com o Shopping efetuando o pagamento junto à CDL para a participação em nome de todas as lojas do empreendimento. Mas, foi observado que nem todas as lojas aderiam à Liquidação. Dessa forma, a decisão para este ano visa atender a todos de forma democrática, da melhor forma possível, tanto aqueles que participam da ação bem como deixando de envolver quem não tem interesse na mesma. O Shopping irá subsidiar em 100% (cem por cento) a adesão dos seus lojistas à Liquida Natal. Como isso será feito? As lojas do Natal Shopping que formalizarem a adesão à campanha terão, no mês de setembro, um desconto (excepcional) de R$ 250,00 (duzentos e cinqüenta reais) referente à cota de participação, na (sic) boleto mensal. O Natal Shopping deseja que a liquidação seja um sucesso e se manterá parceiro dos lojistas que também apostam na iniciativa".
Mero jogo de palavras. O Shopping continua desdenhando da Liquida e do seu público. Um erro. E, pior, não o corrigiu como deveriaA gestão profissional afinada com o mercado local devem estar fazendo falta ao empreendimento, que já reinou absoluto no mercado e hoje sofre para se manter em segundo lugar.
Paciência.