A Pesquisa de Endividamento e Inadimplência do Consumidor (PEIC), que a Confederação Nacional do Comércio (CNC) divulgou hoje, 22, revela que o percentual de famílias que declararam não ter condições de pagar suas dívidas voltou a subir em março, após quatro meses consecutivos em queda. O indicador subiu 0,7 ponto percentual, para 8,4%, ante fevereiro, de acordo com o levantamento mensal da Divisão Econômica. Para os economistas da entidade, isso pode indicar um aumento, ainda que moderado, da inadimplência nos próximos meses.
Na comparação anual, contudo, ainda se observa melhora no indicador (8,7% em março de 2010). Em relação às famílias que admitiram dívidas, houve ligeiro recuo, chegando a 64,8%. As responsáveis por esse resultado foram as famílias com renda inferior a 10 salários mínimos.
Nesse grupo, recuou de 67,2% em fevereiro para 66,5% neste mês o índice das que declararam possuir dívida. No mesmo período, o percentual de endividados entre famílias com renda superior a 10 salários aumentou de 54% para 55%.