A fruticultura irrigada é responsável pelo crescimento e desenvolvimento socioeconômico do polo Petrolina – Juazeiro no Vale São Francisco.
O cultivo dessa atividade desenvolvido pelo processo de irrigação contribui de forma expressiva para o aumento da produtividade e a consequente escala de produção condizente com a demanda do mercado consumidor. Por isso, a partir dos anos 90, o Vale do São Francisco se tornou um importante centro produtor de frutas tanto para o mercado interno quanto externo.
Esse desenvolvimento se deu graças às características naturais existentes na região que favorece a atividade agrícola, destacando-se: a) solos planos sedimentares profundos e arenosos; b) bacia hidrográfica favorável, contando com rio perene; c) clima quente e seco propício ao plantio e colheita por todo o ano e; d) localização estratégica, próxima dos grandes centros consumidores (principais capitais nordestinas) e dos portos adequados às exportações, em especial para os países da Comunidade Européia.
Além dessas particularidades, a atividade agrícola do Vale São Francisco conta com uma cadeia produtiva estruturada e com a gestão sustentável.
Dentre os produtos cultivados no polo, se destaca a uva, que conta com uma referência de qualidade e eficiência comercial, com exportações (contratos) voltadas para os mais exigentes mercados externos, como a Inglaterra.
O melão produzido na região do Vale São Francisco também tem sua importância socioeconômica. Este ano, que contou com clima e condições favoráveis, não houve quebra da produção. A colheita da safra no Vale foi concluída em julho passado. Novos plantios serão feitos em outubro visando atender à demanda de consumo durante as festas de final de ano.
Atualmente o polo Vale São Francisco produz mais de 900 mil toneladas de frutas/ano. É considerado o maior exportador brasileiro de uvas e mangas. Em curto prazo a região começará a produzir novos produtos frutíferos, como maçãs e peras.
O Rio Grande do Norte também dispõe de solos profundos e próprios para o cultivo de frutas, com destaque para o melão, cujo ciclo de produção é de 60 dias. Tem água suficiente e sol por 12 horas/dia. Os polos Apodi, Mossoró, Açu, Ceará-Mirim, Maxaranguape e outras regiões oferecem condições naturais que permitem ampliação e diversificação da produção de alimentos frutíferos.

Potencial da fruticultura irrigada no Vale São Francisco
09/09/2010 08h38

