Tudo sobre economia, finanças, negócios e investimentos

30/07/2012 14h59 - Atualizado em 30/07/2012 15h01

Governadora reúne trade turístico para discutir pontos polêmicos

Assuntos como, o estado de calamidade decretado ao calçadão da praia de Ponta Negra e o impasse da Via Costeira foram destacados.

Por: Mara Rochele

notícias relacionadas

 

A governadora do estado, Rosalba Ciarlini, reuniu na manhã desta segunda-feira (30), na Governadoria, o trade turístico do Rio Grande do Norte para debater três questões: o estado de calamidade decretado ao calçadão da praia de Ponta Negra, as próximas fases do Aeroporto de São Gonçalo do Amarante e ainda o impasse da Via Costeira. Sobre a Via Costeira, nas últimas semanas, empresários do turismo, principalmente hoteleiros, têm criticado o posicionamento considerado "radical" do Ibama quanto à liberação de novos empreendimentos na Via Costeira.

Segundo Rosalba Ciarlini, a Via Costeira é um importante ponto para o turismo potiguar. "Por esta razão devemos promover o desenvolvimento na área, levando em consideração a sustentabilidade. Esta é a hora de unirmos esforços em prol da geração de emprego e renda do Rio Grande do Norte."

O secretário estadual de Turismo, Renato Fernandes fez um balando da reunião que teve com presidente do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), Volney Zanardy. Ele explicou que o titular do órgão se mostrou receptivo as propostas. "A reunião aconteceu no último dia 21 de julho e o presidente do Ibama só pediu um prazo de 30 dias para tomar pé de toda a situação e analisar os estudos de possíveis impactos causadores na área", disse.

O coordenador da Câmara Empresarial de Turismo da Fecomércio RN, além de vice-presidente da seccional potiguar da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis (ABIH/RN), George Gosson, disse que "estão polarizando a discussão: de um lado os empresários e do outro lado os ambientalistas". Gosson afirmou que a Via Costeira e a praia de Ponta Negra são dois pontos turístico emblemáticos para o estado. "Do jeito que está à situação não irá atrair turistas nem investimentos", enfatizou.

O deputado federal, Henrique Alves, declarou que os ambientalistas já estão "ultrapassando qualquer limite de discussão racional". O parlamentar destacou o empenho da bancada em conseguir atrair desenvolvimento para a área de Via Costeira. "Essa situação já está sendo uma provocação radical ao desenvolvimento do Rio Grande do Norte", enfatizou Henrique Alves.

Além de endossar as discussões em prol de construções na Via Costeira, o secretário estadual de Turismo, Renato Fernandes, abordou o andamento das obras do Aeroporto de São Gonçalo do Amarante. "Não estamos mais aqui para discutir se o ASGA vai ficar pronto a tempo da Copa ou não, se vai ser um sonho concretizado ou não, já passamos dessa fase de discussão. Agora é hora negociação, de correr atrás de empresas interessadas em investimentos", explica o titular da pasta.

Quanto ao calçadão de Ponta Negra, a governadora só enfatizou que o governo federal já reconheceu o estado de calamidade e que está enviando recursos para medidas emergenciais. "Agora temos que tomar decisões definitivas e não só medidas paliativas para curto prazo."

 

 

 

 


0 Comentário

Avenida Natal, 6600 - Rodovia Br 101 - Taborda | São José de Mipibú/RN CEP | 59.162-000 | Caixa Postal: 50
2010 ® Portal Mercado Aberto. Todos os direitos reservados.
ponto criativo