Prefeitura do Natal

Tudo sobre economia, finanças, negócios e investimentos

07/09/2011 08h00 - Atualizado em 06/09/2011 17h51

Projeto resgata e agrega valor à confecção de bonecas de pano

Através da intervenção do setorial de Artesanato, as peças foram alvo de processo de inovação em Pau dos Ferros para reverter queda nas vendas.

notícias relacionadas

A cara do Nordeste, as bonecas de pano não perdem a tradição nem as características de produção. Totalmente artesanais e feitas com sobras de tecido, as bonecas de pano são uma das mais representativas peças do artesanato do município de Pau dos Ferros, distante 400 quilômetros da capital potiguar. Agora, o brinquedo está de cara nova.

As peças foram alvo de processo de inovação para reverter a queda nas vendas. Com a intervenção do setorial de Artesanato do Sebrae-RN, as bonecas deixaram de ser um simples brinquedo para se tornarem cobiçados objetos de decoração de ambientes infantis.

A mudança foi apresentada durante a Feira Intermunicipal de Educação, Cultura, Turismo e Negócios do Alto Oeste Potiguar (FINECAP), realizada no último final de semana, em Pau dos Ferros. As peças ganharam um ar mais moderno e melhor acabamento, ao agregar outras duas matérias-prima: a madeira e o vidro. As bonecas de pano agora estão presentes em diversos objetos decorativos. Essa agregação de valor rendeu
às artesãs uma valorização de mais de 80% no produto.

"Nosso produto ficou muito mais bonito. Chama mais a atenção das pessoas. Conseguimos manter a tradição de produzir nossas bonecas de pano, mas agregando mais valor e inovando na produção, com o uso de outros materiais que valorizaram as peças", comemora a artesã Izabel Cristina Rêgo.

Com uma produção média estimada em 300 peças mensais, as artesãs de Pau dos Ferros pretendem elevar a quantidade produzida e expandir a comercialização das bonecas de pano para diversas cidades do Brasil. Atualmente o produto é enviado principalmente para lojas de Natal e cidades do Estado de São Paulo.

De acordo com a analista do escritório do Sebrae em Pau dos Ferros, Lúcia Pereira, o novo conceito desenvolvido pelo setorial de Artesanato do Sebrae-RN tem como um dos principais objetivos manter viva a tradição das bonecas de pano, que passavam por um processo de desvalorização.

"Observamos que as bonecas estavam sem atrativo e precisávamos tomar uma medida para revitalizar a produção e manter a tradição das bonecas de pano. O projeto foi desenvolvido em dez dias e o resultado foi muito bom. Agregamos valor sem perder as características do produto, e como resultado já estamos notando aumento nas vendas e na produção", relata. Ao todo, 11 equipes de artesãos, apicultores e cajucultores atendidos pelos projetos desenvolvidos pelo Sebrae/RN em diversas regiões do Estado expuseram seus produtos no estande da instituição durante o evento.

Fonte: Agência Sebrae RN


0 Comentário

Avenida Natal, 6600 - Rodovia Br 101 - Taborda | São José de Mipibú/RN CEP | 59.162-000 | Caixa Postal: 50
2010 ® Portal Mercado Aberto. Todos os direitos reservados.
ponto criativo