STTU 06/05/22

Tudo sobre economia, finanças, negócios e investimentos

23/08/2013 08h17

Roteiros potiguares serão divulgados na Ruraltur 2013

Cinco destinos trabalhados pelo Sebrae no interior do RN serão apresentados na Ruraltur, feira que deve movimentar mais de R$ 2 milhões em negócios

notícias relacionadas

Os produtos turísticos do Rio Grande do Norte que fogem do binômio sol e mar serão destaques na a 9ª edição da Feira Regional de Turismo Rural (Ruraltur), que será realizada entre os dias 28 e 30 de agosto, em Campina Grande (PB). Serão apresentados os roteiros turísticos do interior do estado trabalhados pelo Sebrae no Rio Grande do Norte, que está levando uma comitiva com cerca de 40 empresários, proprietários de empreendimentos instalados nos roteiros.

Denominado Encantos do Rio Grande do Norte, o espaço destinado ao estado vai expor aos visitantes do evento os roteiros ‘Encantos do Agreste', ‘Caminhos de Pium', ‘Seridó', ‘Rota da Fé' e ‘Do Sertão para o Mar' (região Oeste), este último totalmente voltado para o turismo rural, que é a tônica da Ruraltur. Esses destinos estão sendo trabalhados pelo Sebrae para consolidar a interiorização do turismo no Rio Grande do Norte e reservam ao visitante um turismo de experiência, baseado no conceito ver, provar e levar, associando artesanato, gastronomia, cultura e produção associada ao turismo.

"A participação dos nossos roteiros e dos empresários atendidos na Ruraltur é importante para divulgação desses destinos, que são tão interessantes quanto os atrativos da capital potiguar. Como houve uma desaceleração do fluxo de turistas internacionais, a alternativa é atrair o visitante nacional, começando pelo da nossa região", explica a gerente da Unidade de Comércio e Serviço do Sebrae-RN, Sandra Martins. De acordo com a gerente, os empresários que vão à feira também participam da programação técnica.

O roteiro ‘Encanto do Agreste', como o nome sugere ressalta as potencialidades da região central do Agreste Potiguar para o turismo pedagógico. Já o roteiro ‘Do Sertão para o Mar' envolve uma série de empreendimentos que ratificam toda a potencialidade econômica de Mossoró e região, como fruticultura, cadeia produtiva do petróleo e as salinas. Esse é um dos roteiros rurais mais consolidados do Rio Grande do Norte. Já o ‘Caminhos de Pium', comunidade que fica entre os municípios de Paramirim e Nísia Floresta, mostra todo o esoterismo e as peculiaridades gastronômicas do lugar, agregados ao ecoturismo e ao turismo de aventura.

O roteiro do Seridó segue proposta semelhante, proporcionando uma viagem pela gastronomia da região, suas cores e sabores, com destaque para a carne de sol, os queijos de coalho e de manteiga e famosos bordados. Já a ‘Rota da Fé' envolve uma série de opções na região do município de Santa Cruz, tendo como ponto de partida a visitação ao Santuário de Santa Rita de Cássia.

Economia criativa

Feira vai expor produtos turísticos rurais do NE
Os produtos do Rio Grande do Norte se enquadram completamente na proposta da feira, que tem como foco a economia criativa e a economia da experiência. "Estes dois conceitos contribuem para o desenvolvimento e a valorização da produção associada ao turismo, agregando valor ao produto turístico, através da música, das manifestações culturais, do teatro, da gastronomia, das artes e do artesanato", explica a coordenadora da Ruraltur, Regina Amorim.

A Ruraltur espera reunir 80 expositores de toda a região e movimentar mais de R$ 2 milhões em negócios. Paralelamente à feira, também serão realizados outros eventos do setor, como o Encontro Nacional de Caminhadas na Natureza, a Caminhada Histórica e Cultural de Campina Grande, o 4º Seminário Nordeste de Turismo Rural, a 9ª Rodada de Negócios do Turismo Rural do Nordeste e Encontro de Equipes de Turismo dos Sebrae Nordeste.

A expectativa é que cerca de seis mil pessoas visitem a feira e conheçam de perto produtos e serviços de agências de viagens e receptivo, hotéis-fazenda, equipamentos rurais, roteiros turísticos da região Nordeste, empresas da área de turismo de aventura, agronegócios e artesanato.

 

Fonte: Agência Sebrae RN


0 Comentário

Avenida Natal, 6600 - Rodovia Br 101 - Taborda | São José de Mipibú/RN CEP | 59.162-000 | Caixa Postal: 50
2010 ® Portal Mercado Aberto. Todos os direitos reservados.
ponto criativo