Salesiano II - 20/03/2024

Tudo sobre economia, finanças, negócios e investimentos

18/04/2012 09h33

Reclamações contra bancos crescem 36% em março, revela BC

Frente a março de 2011, o número de reclamações contra bancos também mostrou alta.

notícias relacionadas

O número de queixas contra os bancos com mais de 1 milhão de clientes avançou 36% em março, na comparação com fevereiro, de acordo com dados do ranking de instituições mais reclamadas, divulgado pelo Banco Central.

No mês passado, foram 1.045 casos, considerando todas as instituições financeiras com mais de um milhão de clientes, contra 767 registrados no mês anterior.

Frente a março de 2011, o número de reclamações contra bancos também mostrou alta. Ainda considerando aqueles com mais de um milhão de clientes, as queixas contra as instituições bancárias aumentaram 32%, já que naquele mês o total de reclamações somou 792 queixas.

BC tem autoridade para punir
O Banco Central do Brasil tem autoridade para punir as instituições financeiras por qualquer descumprimento de normas emanadas da autoridade monetária, inclusive as que dizem respeito ao atendimento ao cliente bancário.

As punições previstas em lei não se limitam à abertura de processo administrativo, passando por advertência e multa, podendo chegar, inclusive, à penalidade máxima de inabilitação para trabalhar no mercado financeiro.

As reclamações
Considerando todas as queixas, contra todos os bancos, também houve alta. Em março desse ano foram 1.328 reclamações, contra 982 um mês antes, alta de 35,2%. Contra março de 2011, quando foram totalizadas 1.049 queixas, a alta foi de 26,6%.

No ranking das queixas, os débitos não autorizados continuaram em primeiro lugar. Em março deste ano, do total de reclamações contra os bancos, 231 eram sobre essa operação, que representou 17,4% do total.

Em fevereiro deste ano, os débitos não autorizados também lideraram o ranking, com 183 queixas, o que correspondeu a 18,63% do total de reclamações procedentes contra todos os bancos daquele mês.

Outras reclamações
Ainda no terceiro mês deste ano, a reclamação com o segundo maior número de incidência foi a que se refere às tarifas de cobranças irregulares de serviços não contratados, com 169 ocorrências ou 12,7% do total.

Em terceiro, com 159 reclamações, ficaram as queixas sobre contas-salários, serviços prestados de forma irregular. Elas representaram 12% do total. Na tabela abaixo, é possível verificar as dez principais reclamações de março: Conta - débitos não autorizados, Tarifas - Cobrança irregular - serviços não contratados, Conta-Salário - prestação do serviço de forma irregular, Circular 3289 - descumprimento de prazo, Circular 3289 - esclarecimentos incompletos / incorretos, Tarifas - cobrança irregular - serviços diferenciados - cartão de crédito diferenciado, Segurança dos meios alternativos - saques e depósitos divergentes, Segurança dos meios alternativos - operações não reconhecidas, Concessão de crédito sem título adequado - ausência de documentos - demais operações e Concessão de crédito sem título adequado - ausência de documento - crédito consignado.

 

Fonte: Infomoney


0 Comentário

Avenida Natal, 6600 - Rodovia Br 101 - Taborda | São José de Mipibú/RN CEP | 59.162-000 | Caixa Postal: 50
2010 ® Portal Mercado Aberto. Todos os direitos reservados.
ponto criativo