Prefeitura do Natal

Tudo sobre economia, finanças, negócios e investimentos

15/12/2011 16h19

Carnes puxaram aumento de produtos da mesa natalina, afirma Assurn

Baixa concorrência no setor deixa perus e derivados de frango mais caros este ano

Por: Marcelo Lima

notícias relacionadas

Para o presidente da Associação dos Supermercados do Rio Grande do Norte (Assurn), Geral Paiva Santos, os grandes responsáveis pelo aumento médio dos produtos da ceia natalina foram as carnes.

“Se houvesse mais concorrência, os preços estariam melhores. O setor de carnes é praticamente dominado por dois frigoríficos. A fusão da Sadia com a Perdigão também contribui para isso” disse Geraldo Paiva dos Santos, presidente da Associação de Supermercados do Rio Grande do Norte (Assurn).

Embora os panetones e queijo do reino apresentem uma alta maior nos preços, o aumento do preço nas carnes é mais significativo porque já são mais caros que os outros dois.

De acordo com a pesquisa de preços do Procon Natal divulgada ontem, as aves natalinas estão a5,% mais caras que no ano passado.  O peru da Sadia subiu 7,6%; da Perdigão, o acréscimo foi de 9,2%. No ano passado, o valor médio do quilo do peru era de R$ 11,48. Este ano, essa média subiu para R$ 12,37. O chester Perdigão subiu 10,2% e o Fiesta Sadia, +7,9%. Até o frango congelado subiu em média 1,5%.

O presidente da Assurn destaca que outros produtos ficaram estáveis ou até diminuíram os seus preços, como alguns produtos importados. “Acho que a crise internacional influenciou os preços para baixo”, analisou. Segundo o Procon Municipal, 26% dos produtos pesquisados estão com preços mais baixos esse ano.

Todavia, a associação espera crescimento de vendas em relação ao ano passado. “As vendas já estão um pouco mais altas. Na primeira quinzena, estamos notando que vai haver um crescimento de 5% a 6%”, avaliou o presidente da Assurn. 


0 Comentário

Avenida Natal, 6600 - Rodovia Br 101 - Taborda | São José de Mipibú/RN CEP | 59.162-000 | Caixa Postal: 50
2010 ® Portal Mercado Aberto. Todos os direitos reservados.
ponto criativo