Tudo sobre economia, finanças, negócios e investimentos

10/11/2011 16h55 - Atualizado em 10/11/2011 17h05

Governadores do nordeste temem judicialização do pré-sal

Na reunião da Sudene, chefes do Executivo Estadual da região defenderam partilha igualitária dos royalties

Embora não estivesse na pauta da primeira reunião da Superintendência de Desenvolvimento do Nordeste (Sudene), depois da recriação do órgão, a partilha do pré-sal foi um dos principais temas debatidos pelos governadores do nordeste.

A discussão foi provocada pelo governador de Pernambuco, Eduardo Campos. Ele disse temer a judicializacao do pré-sal e defendeu entendimento, antes que o assunto tome esse rumo.

O governador de Alagoas, Thomaz Nôno, afirmou que os Estados não podem aceitar a posição de intransigência do Rio de Janeiro e Espírito Santo. Já Ricardo Coutinho, da Paraíba, vê desinteresse no entendimento e no voto. "Desconfio que tem muita gente querendo a politização", revelou.

Para garantir a distribuição justa dos royalties da camada do pré-sal, a governadora Rosalba Ciarlini propôs que cada governador nordestino mobilize sua bancada para aprovação do projeto da partilha dos royalties do pré-sal. "Meu Estado é o maior produtor de petróleo em terra, mas acho que a riqueza do pré-sal não pode ser concentrada. É uma riqueza da nacional", argumentou a governadora.

O projeto do Pré-Sal deve ser votado no dia 30. Governadores e prefeitos vão se organizar para uma mobilização nacional, pressionando os parlamentares a aprovar a matéria.

 

Fonte: Assecom/RN


0 Comentário

Avenida Natal, 6600 - Rodovia Br 101 - Taborda | São José de Mipibú/RN CEP | 59.162-000 | Caixa Postal: 50
2010 ® Portal Mercado Aberto. Todos os direitos reservados.
ponto criativo