Sesi RN - Escola

Tudo sobre economia, finanças, negócios e investimentos

27/09/2011 15h20

Rosalba Ciarlini abre congresso internacional de Metrologia em Natal

O Metrologia 2011 é realizado em parceria com a Confederação Internacional de Metrologia (IMEKO).

A governadora Rosalba Ciarlini prestigiou na manhã de hoje(27) a abertura do Congresso Internacional Metrologia 2011, que acontece no Centro de Convenções do Praiamar Hotel, na Via Costeira. O evento é um dos mais expressivos no cenário mundial de metrologia e conta com atrações nacionais e internacionais. A abertura foi realizada pelo diretor de metrologia do Inmetro, Humberto Brandi.

Ao dar as boas vindas  aos participantes do evento, a governadora destacou o potencial econômico do Rio Grande do Norte em diversos setores, com destaque para a energia eólica, fruticultura, produção de camarão e minérios.

Rosalba ainda ressaltou a importância de investimentos nas áreas de educação e tecnologia, e citou como exemplo o Centro Internacional de Física da UFRN, que contou com emendas de sua autoria durante o período em que esteve no Senado Federal. "No próximo ano vamos transformar a nossa Fundação de Apoio à Pesquisa em uma secretaria, porque destinar recursos para ciência, pesquisa e inovação não significa gasto, significa investimento. Nosso objetivo é fazer o Rio Grande do Norte maior", concluiu.

O Metrologia 2011 é realizado em parceria com a Confederação Internacional de Metrologia (IMEKO) e a Sociedade Brasileira de Metrologia (SBM). O evento, com o tema "Metrologia como Fator de Qualidade, Inovação e Competitividade", tem como proposta promover o intercâmbio científico no âmbito das medições e instrumentação, além de estreitar a cooperação internacional entre cientistas e engenheiros dos setores de pesquisa e da indústria.

A programação do Metrologia 2011 prevê palestras e apresentações de especialistas brasileiros e estrangeiros, mesas-redondas, reuniões de comitês técnicos e uma sessão especial de metrologia em microeletrônica. Entre os conferencistas confirmados, destaca-se Klaus Von Klitzing, autor do trabalho que possibilitou criar um padrão de resistência elétrica com base no efeito hall quântico.

Paralelamente serão realizados outros quatro eventos: o 18th Symposium Imeko TC 04; o 9º Congresso Internacional de Metrologia Elétrica (Semetro); o 2º Congresso Internacional de Metrologia Mecânica (Cimmec); e o 6º Congresso Brasileiro de Metrologia.

Fonte: Assecom RN


0 Comentário

Avenida Natal, 6600 - Rodovia Br 101 - Taborda | São José de Mipibú/RN CEP | 59.162-000 | Caixa Postal: 50
2010 ® Portal Mercado Aberto. Todos os direitos reservados.
ponto criativo