Salesiano II - 20/03/2024

Tudo sobre economia, finanças, negócios e investimentos

09/09/2011 12h08

Empreendedorismo pode ser incluído nos projetos sociais do governo

O assunto será debatido durante o seminário “Brasil sem Miséria, realizado na próxima quarta-feira, na sede do Sebrae Nacional, em Brasília.

notícias relacionadas

Na próxima quarta-feira (14) será realizado na sede do Sebrae Nacional, em Brasília, o seminário "Brasil sem Miséria: como o empreendedorismo e os pequenos negócios podem ajudar". A iniciativa da instituição, em parceria com o Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS), visa incluir o empreendedorismo no programa do governo federal, além de debater as possibilidades de contribuição do empreendedorismo para a inclusão produtiva e social da população de baixa renda.

Lançado em junho deste ano pela presidente Dilma Rousseff, o Plano Brasil sem Miséria tem como principal objetivo a inclusão social e produtiva da população que vive em situação de extrema pobreza. São famílias cuja renda per capita não ultrapassa R$ 70 por mês. Dividido em três principais eixos (garantia de renda, acesso a serviços públicos e inclusão produtiva), o programa deverá alcançar os 16,2 milhões de brasileiros nessa situação, segundo o Censo 2010 do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

O Sebrae vai atuar em cerca de 70 cidades com o maior volume de famílias pobres mapeadas pelo governo por meio do programa Negócio a Negócio, que leva até o empresário orientação gratuita e personalizada para melhorar a gestão e o desempenho da empresa. Nos municípios médios e pequenos, atuará com o programa nacional Sebrae nos Territórios da Cidadania, que tem objetivo de levar assistência técnica a localidades marcadas por condições socioeconômicas precárias. As duas metodologias devem atender os 80 mil beneficiários do programa Bolsa Família que são empreendedores individuais.

Microcrédito orientado
O evento terá a participação do presidente do Sebrae Nacional, Luiz Barretto, da ministra do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, Tereza Campello, da ministra do Planejamento, Miriam Belchior, e do governador do Distrito Federal, Agnelo Queiroz. Será um dia inteiro de evento, em que governo federal, acadêmicos, iniciativa privada e terceiro setor vão debater temas como desenvolvimento econômico local, parcerias sociais, formalização e assistência técnica aos empreendedores individuais e ampliação do microcrédito produtivo orientado.

"Um dos princípios da atuação do Sebrae no Brasil sem Miséria é a busca ativa: iremos até os empreendedores que já estão atuando ou têm potencial para isso para oferecer conhecimento. É o que irá tornar os negócios sustentáveis, gerando emprego e renda para uma parcela da população, promovendo também o desenvolvimento regional", destaca o presidente do Sebrae Nacional, Luiz Barretto.

De acordo com o gerente de Desenvolvimento Territorial do Sebrae, André Spínola, o seminário vai debater o programa do governo e as formas de atuação do Sebrae no combate à miséria. "O Sebrae e o MDS estão concluindo um acordo de cooperação técnica nesse sentido, principalmente no que se refere ao fomento ao empreendedor individual e à abordagem nos Territórios da Cidadania", afirma. Ainda segundo ele, na ocasião, será explicado o funcionamento prático do recém lançado Programa Nacional de Microcrédito (Crescer), que, na sua avaliação, será decisivo nesse trabalho, já que tem como público-alvo empreendedores.

 

Fonte: Agência Sebrae


0 Comentário

Avenida Natal, 6600 - Rodovia Br 101 - Taborda | São José de Mipibú/RN CEP | 59.162-000 | Caixa Postal: 50
2010 ® Portal Mercado Aberto. Todos os direitos reservados.
ponto criativo