Salesiano II - 20/03/2024

Tudo sobre economia, finanças, negócios e investimentos

28/07/2011 16h45 - Atualizado em 28/07/2011 17h06

Frio ajuda comércio do Rio a incrementar as vendas de confecções este ano

Segundo o CDL, o frio ajudou a aumentar o volume de negócios do setor no último mês de junho.

notícias relacionadas

As vendas do comércio lojista do Rio de Janeiro cresceram em junho pelo sexto mês consecutivo, com expansão 8,4% em comparação ao mesmo mês do ano passado. É o que mostra a pesquisa Termômetro de Vendas, divulgada hoje (28) pelo Clube de Diretores Lojistas do Rio de Janeiro (CDL-Rio). Segundo a entidade, o frio ajudou a aumentar o volume de negócios do setor. Foram ouvidos 750 estabelecimentos comerciais.

No acumulado do primeiro semestre, o aumento nas vendas foi 7,8%, contra 14% observados de janeiro a junho de 2010, de acordo a pesquisa Termômetro de Vendas.

Segundo o chefe do Centro de Estudos da entidade, Fernando Mello, junho costuma apresentar maior volume de vendas devido a fatores sazonais. “O frio traz um grande faturamento”.

A área de confecções, liderada pelo setor de vestuário, puxou o crescimento das vendas no período. “Os agasalhos são a mercadoria mais cara da área de vestuário. Este ano, tivemos muito frio em junho mês. Isso teve reflexo no desempenho do setor de vestuário masculino, feminino, infantil, inclusive a área de calçados e de cama”, disse Mello.

As vendas de produtos do chamado ramo mole do comércio (confecções e moda infantil, calçados e tecidos) subiram 8,9% em junho. O setor de vestuário, assinalou Mello, é um dos mais fortes no Rio de Janeiro. “O maior índice de lojas no Rio é do setor de vestuário”. Ainda segundo ele, o Dia dos Namorados também colaborou para aquecer as vendas no mês.

Uma curiosidade chamou a atenção. Os produtos do ramo duro (móveis, eletrodomésticos, jóias e óticas), que tradicionalmente apresentam queda no período do inverno, este ano tiveram bom desempenho. A alta foi de 8,1%, em função das promoções realizadas pelo comércio.

O CDL-Rio está revendo as projeções feitas para o ano. A expectativa é alcançar um aumento entre 9% e 10% nas vendas em 2011, em relação ao ano passado.


Fonte: Agência Brasil


0 Comentário

Avenida Natal, 6600 - Rodovia Br 101 - Taborda | São José de Mipibú/RN CEP | 59.162-000 | Caixa Postal: 50
2010 ® Portal Mercado Aberto. Todos os direitos reservados.
ponto criativo