Salesiano II - 20/03/2024

Tudo sobre economia, finanças, negócios e investimentos

10/06/2011 12h36 - Atualizado em 10/06/2011 12h47

Governo federal estuda implantação de seguro para fruticultores potiguares

Produtores de melão e melancia serão os primeiros beneficiados com o seguro.

Por: Lidiane Lins

notícias relacionadas

Problemas como chuvas excessivas e períodos de seca não deverão ser motivos de preocupação para os produtores do Rio Grande do Norte. Os representantes do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento - que estão participando da 15ª edição da Expofruit - apresentaram o Programa de Subvenção ao Prêmio do Seguro Rural (PSR), na manhã desta sexta-feira (10).

O programa, cujos detalhes da implantação estão sendo discutidos com o setor produtivo, deverá disponibilizar seguro contra perdas causadas por mudanças climáticas e pragas para os produtores das culturas de melão e melancia do Rio Grande do Norte.

De acordo com o coordenador geral de Seguro Rural do Ministério da Agricultura, Eustáquio Mesquita de Sant'ana, o governo federal será responsável pelo pagamento de valores entre 30% e 70% do valor do prêmio do seguro, dependendo do tipo de risco da cultura.

"Quanto maior o risco, mais caro será o seguro e, consequentemente, maior deverá ser a participação do governo federal, para desonerar o máximo possível o pequeno produtor, principal foco do programa", revelou o coordenador.

Representantes de potenciais empresas seguradoras estão participando do encontro. Eles irão avaliar os riscos com os produtores, além de realizar um estudo junto à Embrapa, para preparar um modelo de seguro para ser apresentado aos produtores e ao governo.

Além da participação do governo federal, o programa também poderá contar com o apoio da esfera estadual. "Buscamos também o diálogo com o governo do estado, para que ele possa entrar também no pagamento do seguro e reduzir ainda mais o custo ao produtor", disse Sant'ana.

Essa modalidade de seguro já foi implantada com sucesso nas culturas de maçã do Rio Grande do Sul e também de uva, da região do Vale do São Francisco, inclusive com a participação do governo estadual.

"Os produtores do Rio Grande do Norte serão os terceiros a implantar o seguro da fruticultura, que em breve deverá se estendido também para as produções de banana e mamão, posteriormente".

Para Wilson Galdino de Andrade, proprietário da WG Fruticultura, essa novidade representará uma segurança para os produtores do estado, que há tempos vêm sofrendo com perdas sofridas nas safras.

"Sempre tivemos dificuldades na cultura do melão, principalmente os pequenos produtores, que não contam com muito apoio. No ano passado, por exemplo, a WG chegou a perder cerca de 20% dos produtos por causa do início da estação chuvosa e das pragas", revelou Galdino.

 

 


0 Comentário

Avenida Natal, 6600 - Rodovia Br 101 - Taborda | São José de Mipibú/RN CEP | 59.162-000 | Caixa Postal: 50
2010 ® Portal Mercado Aberto. Todos os direitos reservados.
ponto criativo