Salesiano II - 20/03/2024

Tudo sobre economia, finanças, negócios e investimentos

23/03/2011 15h18 - Atualizado em 23/03/2011 15h44

Governo federal arcará com despesas de contrapartida para Prodetur Natal

Na reunião em Brasília, ministro do Turismo, Pedro Novais, informou que 100% da contrapartida financeira está garantida.

Em audiência com o ministro do Turismo, Pedro Novais, a prefeita de Natal Micarla de Sousa foi informada que o governo federal arcará com 100% das despesas de contrapartida referentes à aquisição dos US$ 77 milhões do Prodetur Natal. Na presença deputado federal Henrique Alves (PMDB), o ministro confirmou ainda que carta consulta para aprovação final dos recursos deverá ser apreciada pela (Comissão de Financiamento Externo)- Cofiex até o final do mês de abril.

"Esta é sem dúvida uma grande notícia para a nossa cidade. Trabalhamos muito durante dois anos na elaboração destes projetos. Os recursos do Prodetur possibilitam que a prefeitura possa fazer toda a obra de revitalização da praia de Ponta Negra", destacou a prefeita Micarla de Sousa, agradecendo ao ministro a disponibilidade em apoiar a cidade de Natal delegando à assessoria do Ministério do Turismo a tarefa de acompanhar com precisão o trâmite da solicitação protocolada pela prefeitura

Na reunião com o ministro, a prefeita Micarla de Sousa também solicitou a inclusão de um projeto de revitalização da orla das praias dos Artistas, Meio e Forte. A intenção da chefe do executivo municipal é de que sejam feitas algumas adequações na carta consulta para a inclusão deste pleito. A assessoria técnica do Ministério do Turismo agendou já para esta quinta-feira uma reunião com a equipe técnica da Secretaria Municipal do Turismo e Desenvolvimento Econômico de Natal, quando será analisada tecnicamente a proposta de acréscimo ao Prodetur.

"O Ministério do Turismo está de portas abertas para Natal. Vamos destinar toda a atenção para a aprovação técnica deste pleito. Amanhã já vamos ter uma nova reunião técnica para acelerar estes processos", destacou o ministro do Turismo. O secretário do Ministério do Turismo, Frederico da Costa, acompanhou a reunião e ficou de informar a data de apreciação da carta consulta do Cofiex. Frederico avaliou ser possível a inclusão das obras na Praia do Meio, Artistas e Forte solicitadas pela prefeita Micarla, desde que seja feita uma adequação aos pleitos do Prodetur antes da reunião da Cofiex, daí a necessidade de uma reunião que será realizada já nesta quinta-feira.

Praça do Natal é apresentada ao Ministério do Turismo

Na audiência com o ministro do Turismo, que contou com a participação do deputado Henrique Alves e do Secretário da Seturde Tertuliano Pinheiro, a prefeita Micarla de Sousa solicitou ainda apoio do Ministério do Turismo para a construção da Praça do Natal, projeto executado por meio de concurso internacional e que deve ser símbolo na entrada da cidade, na praça do conjunto Mirassol, onde anualmente a Prefeitura de Natal concentra eventos natalinos. "Ministro, este projeto é de grande importância para a nossa cidade. Ele tem grande relevância turística. E está relacionado à Copa. Será um marco na entrada da cidade onde todos os turistas serão recepcionados", justificou a prefeita de Natal, solicitando recursos da ordem de R$ 10 milhões do Ministério do Turismo para a execução da obra."O projeto está pronto e estaremos protocolando solicitação confiando no apoio do Ministério", destacou Micarla.

Ao receber o pleito, Frederico Costa disse ser possível a inclusão do projeto da Praça do Natal no Prodetur Natal. Esta também será uma temática a ser debatida nesta quinta-feira, na reunião entre técnicos do Ministério do Turismo e da Prefeitura do Natal, com objetivo de readequar a proposta da carta consulta do Prodetur a ser enviada à Cofiex. De acordo com Frederico, é possível até mesmo ampliar o volume dos recursos captados de acordo com a importância e relevância de cada novo projeto inserido.

Com informações da Secom


0 Comentário

Avenida Natal, 6600 - Rodovia Br 101 - Taborda | São José de Mipibú/RN CEP | 59.162-000 | Caixa Postal: 50
2010 ® Portal Mercado Aberto. Todos os direitos reservados.
ponto criativo