Salesiano II - 20/03/2024

Tudo sobre economia, finanças, negócios e investimentos

15/03/2011 14h31

Aquecimento do setor turístico faz comércio do RN dobrar aumento de vendas em janeiro

Índice do IBGE registrou aumento de 14,6% no comércio em relação a janeiro de 2010.

notícias relacionadas

O ano de 2011 começou muito bem para o comércio potiguar, segundo o IBGE. O índice de vendas do Comércio Varejista Ampliado (que inclui os setores de materiais de construção e automotivo) no Rio Grande do Norte em janeiro registrou aumento de 14,6%, sobre janeiro de 2010, mais que o dobro do percentual registrado no primeiro mês do ano passado sobre janeiro de 2009 (7,1%).

O número potiguar ficou acima da média nacional, que foi de 11,2% e reflete sobretudo o bom movimento registrado no comércio em virtude da presença de turistas em todo o estado, especialmente nas maiores cidades, como Mossoró e Natal.

"Pelo que verificamos, as cidades maiores tiveram seus hotéis com ótimas taxas de ocupação em janeiro. Isso tem reflexo direto nas vendas do comércio", diz o presidente do Sistema Fecomercio RN, Sesc e Senac, Marcelo Fernandes de Queiroz.

Quando se toma apenas o que o IBGE chama de "Comércio Varejista" - que exclui os dados de materiais de construção e do setor automotivo - o percentual potiguar de aumento de vendas cai para 10,3%, ainda assim, acima da média nacional, que, neste caso, ficou em 8,3%.

"Gosto sempre de registrar que a média nacional é inflada por resultados atípicos, como o do Tocantins, que, só para se ter uma ideia, registrou em janeiro um aumento de vendas de 61,5%. Ao analisarmos o fato de o estado estar acima ou abaixo desta média, não podemos perder isso de vista. Neste caso, estar acima, quer dizer que nosso desempenho foi realmente impressionante", afirma Queiroz.

Empregos

O presidente do Sistema Fecomercio esclarece ainda que os bons números de vendas impactam ainda nos dados de empregos gerados no setor de comércio e serviços e janeiro. "Segundo o Caged, do Ministério do Trabalho, em janeiro o setor de comércio fechou 239 postos e o de Serviços abriu 197, ou seja, o saldo do setor foi de apenas 42 vagas fechadas, num período em que o movimento de demissões sobretudo dos trabalhadores extras contratados para o movimento de final de ano, lá em outubro, é grande.Se as vendas não tivessem respondido tão bem, certamente teríamos muito mais postos formais fechados", diz ele.

Sobre as expectativas para o ano de 2011, o empresário é cauteloso. "No ano passado, apostamos em crescimento acima de dois dígitos e o estado cresceu 12,3%. Falamos em 15% de incremento em dezembro e registramos 14,4%. Ou seja, fomos felizes nas estimativas. Mas, para 2011 ainda não dá para prevermos nada.

Temos muitas incógnitas envolvidas. Precisamos ver o impacto dos cortes federais, se vamos ou não nos consolidar como sede da Copa de 2014 - é importante que sim e torcemos e trabalhamos para isso -; de como vai evoluir a questão do crédito no pais, enfim. Acredito que somente após o fechamento do primeiro quadrimestre poderemos fazer alguma estimativa mais realista", afirma.

 

Fonte: Fecomercio RN


0 Comentário

Avenida Natal, 6600 - Rodovia Br 101 - Taborda | São José de Mipibú/RN CEP | 59.162-000 | Caixa Postal: 50
2010 ® Portal Mercado Aberto. Todos os direitos reservados.
ponto criativo