Salesiano II - 20/03/2024

Tudo sobre economia, finanças, negócios e investimentos

07/01/2011 11h29 - Atualizado em 07/01/2011 11h47

Verão aquece comércio nas praias

Empresários transferem estabelecimentos comerciais para as praias em busca de melhor faturamento nesse periodo.

Por: Alice Soares

Chegou o verão e com ele aqueles dias que convidam ao lazer ao ar livre e, principalmente, à beira-mar. A mudança, no entanto, gera frutos que vão além do bem-estar. O verão é sempre benéfico para o comércio. Nesse período vários estabelecimentos comerciais migram para as praias em busca dos veranistas. A praia preferida dos empresários é Pirangi que nessa época do ano fica lotada.

Há dois anos e meio em Natal, esta é a primeira vez que o Maranello transfere a estrutura para a praia. Durante a alta estação, o bistrô em Petrópolis fecha as portas, abrindo apenas para eventos particulares. "Nós vamos até onde os nossos clientes estão. Durante o verão a capital fica vazia. Todos vão para as praias", esclareceu o gerente de marketing do Maranello, Múcio Neto.

O Maranello Beach será um misto de bar, restaurante e balada com capacidade para 650 pessoas sentadas ou mais de 1.500 em pé, além de estacionamento profissionalizado e com seguro para mais de 700 carros. O Complexo Maranello ficará em Pirangi até fevereiro.

Outro lugar que promete marcar o verão de 2011 é o Espaço Devassa, um projeto conjunto entre os bares Decky, Vyola e Boemia. Os bares estão instalados numa área de 3.000 m2, com dois palcos, 220 mesas. O local terá intensa programação musical, alternando entre MPB, rock e música sertaneja, com atrações locais e também nacionais. Grandes nomes estão na agenda do Devassa: Renato Teixeira, Guilherme Arantes e Cláudio Zoli. O lugar chega com uma novidade: o cliente se cadastra e terá acesso ao local durante todo o verão.

Diversão garantida também no Seis em Ponto. O tradicional bar natalense muda-se para Pirangi pela primeira vez com a agenda de shows lotada. No repertório muito chorinho, pop/rock, samba-rock e MPB. Além dos estabelecimentos, quem está a procura de emprego também lucra nessa época. O Seis em Ponto contratou 30 trabalhadores temporários. Segundo empresário Pedro Gurgel, a mudança para praia foi exigência dos clientes. "Nosso público está quase todo lá. Éramos cobrados todos os anos e decidimos mudar. Nossa expectativa é muito boa", declarou.

Além dos bares, as casas de lanches resolveram também investir no veraneio potiguar. A Bodega do Pastel e o Tanticos firmaram uma parceria e se instalaram na praia. No verão passado, o Tanticos abriu um ponto na praia de Pirangi. Durante o período de veraneio foram vendidos cerca de 30 mil cachorros-quentes. "Vendemos muito. Por causa da grande procura, este ano resolvemos aumentar a estrutura e alugamos uma casa", comemorou Francisco Alves, proprietário do Tanticos.

Segundo o presidente do Sindicato de hotéis, restaurantes, bares e similares do Rio Grande do Norte, Habib Chalita, a "migração" de estabelecimentos para as praias é tendência natural do comércio que tem se tornado cada vez mais comum. "Os empresários enxergaram uma ótima oportunidade de mercado nas praias e estão lucrando com isso", afirmou Habib. Ainda de acordo com Chalita, a transferência de lugar dessas empresas beneficia também o comércio local. "A chegada dos bares e restaurantes gera emprego e renda; movimenta a economia. Todos ganham", ressaltou.


0 Comentário

Avenida Natal, 6600 - Rodovia Br 101 - Taborda | São José de Mipibú/RN CEP | 59.162-000 | Caixa Postal: 50
2010 ® Portal Mercado Aberto. Todos os direitos reservados.
ponto criativo