Salesiano II - 20/03/2024

Tudo sobre economia, finanças, negócios e investimentos

15/11/2010 08h30 - Atualizado em 15/11/2010 09h20

Empresas têm até 1º de dezembro para aderir à Nota Fiscal Eletrônica

Mais de 12 milhões de NF-e já foram emitidas no estado.

Por: Lidiane Lins

notícias relacionadas

No dia 1º de dezembro, termina o prazo da Receita Federal para as empresas se adequarem às novas exigências legais e passarem a emitir Nota Fiscal Eletrônica (NF-e). Quem deixou para a última hora, é melhor se apressar.

De acordo com o gerente do projeto NF-e da Secretaria Estadual de Tributação (SET), Marconi Brasil, muitos empresários têm procurado a secretaria para se informar a respeito da nova regra. "Eles ainda têm dúvidas sobre como proceder para emitir a Nota Fiscal Eletrônica", revelou Brasil.

Segundo ele, a SET está realizando um trabalho de divulgação junto a representantes do setor contábil e também empresários industriais e do comércio atacadista, para esclarecer todas as dúvidas a respeito da obrigatoriedade da NF-e.

Pensando em alcançar esse público empresarial que ainda falta aderir ao novo sistema de emissão do documento, a Alterdata Software, desenvolvedora do NF-easy (programa utilizado para emissão da nota), está percorrendo todo o Brasil para ministrar palestra sobre o novo Fisco Digital, o combate a sonegação, além de esclarecimento sobre os equipamentos Emissores de Cupons Fiscais (ECFs).

O gerente do departamento de Alianças da Alterdata Software, Dante Barini, irá ministrar palestra em Natal na próxima quinta-feira (18). Ele vai apresentar a nova realidade fiscal que está sendo implantada no país, explicando procedimentos que vem sendo adotados tanto pela Receita Federal quanto pelas Secretarias Estaduais e Municipais de Fazendo.

O especialista percebe que ainda há muito desconhecimento sobre as regras. "Em qualquer cidade em que vou, noto que muitos ainda não conhecem bem a nova legislação e estão entregando suas notas sem ter conhecimento pleno das normas. O fisco está fechando as portas para as fraudes como elas eram feitas até o momento. A legislação agora é muito rigorosa", afirma Barini.

A Nota Fiscal Eletrônica já é uma realidade para a maioria das empresas do setor produtivo brasileiro. Implementada desde 2008, vem sendo aplicada gradativamente desde então, até englobar todas as áreas econômicas do país.

No Rio Grande do Norte, o número de NF-e emitidas já ultrapassa os 12 milhões. Em todo o Brasil, o total é ainda mais impressionante: chega a 1,7 bilhão de Notas Fiscais emitidas. "Esse número só tem a crescer. A NF-e já deixou de ser um projeto, está crescendo e se consolidando cada vez mais", disse Marconi Brasil.

 


4 Comentários
Barini 16/11/2010 16h03
A palestra será 18/11/2010 as 19h no auditorio da FARN, Natal-RN
Barini 16/11/2010 15h54
A Receita Federal fornece solução para NFe GRATUITAMENTE.
Alexandre Neves 16/11/2010 15h48
Eu recomendo essa palestra. O palestrante é o mais preparado para o assunto que eu já vi até agora.
A Alterdata está de parabéns !
Rodrigo Bertoncello 16/11/2010 07h34
Aqui conseguimos uma solução completa para emitir NF-e por R$50,00 por mês quem quiser, indico meu fornecedor: nfe.evidenciagruopo.com.br

Avenida Natal, 6600 - Rodovia Br 101 - Taborda | São José de Mipibú/RN CEP | 59.162-000 | Caixa Postal: 50
2010 ® Portal Mercado Aberto. Todos os direitos reservados.
ponto criativo