Prefeitura do Natal

Tudo sobre economia, finanças, negócios e investimentos

19/11/2021 20h01

Exposição destaca a tradição e a valorização de queijos brasileiros

Evento sediado no espaço Agência Sebrae Festa do Boi reúne produtores de queijos artesanais de todo o Brasil

Até este sábado (20) os visitantes da Agência Sebrae Festa do Boi poderão apreciar e adquirir queijos artesanais produzidos no Rio Grande do Norte, Minas, São Paulo, Espírito Santo e Mato Grosso do Sul na 4ª Exposição de Queijos do Brasil, promovida pelo Sebrae-RN. De diferentes sabores, cores e texturas, os queijos feitos artesanalmente são uma atração a mais na 59ª Festa do Boi. O evento reúne produtores de diferentes regiões do país, mostrando a diversidade e potencial da cadeia produtiva dos queijos brasileiros.

Representando toda a tradição e qualidade do produto mineiro, a empresa Queijo Minas Artesanal Serra do Salitre Imperial é um dos expositores da mostra. De acordo com o queijeiro João José de Melo, a produção, que acontece na Fazenda Pavão, na Serra do Salitre, em Minas Gerais, segue uma tradição de mais de 200 anos. "Na nossa região, na Serra do Salitre, o queijo artesanal é um produto de grande representatividade e um orgulho para nós que produzimos", afirma.

O produtor mineiro, participando pela primeira vez do evento, destacou a mportância da qualificação e de eventos como a 4° Exposição de Queijos do Brasil para promover uma importante troca entre produtores de todo o país. "Para mim é uma grande honra estar aqui, trocando experiências e interagindo com produtores de outras regiões do Brasil. Esse intercâmbio, sem dúvidas, contribui para o fortalecimento e valorização de queijos no Brasil. A iniciativa do Sebrae é bastante louvável", elogia.

O produtor italiano, Amedeo Mazzocco, encontrou no Espírito Santo os ingredientes para a produção de queijos, especificamente com leite de cabra. O queijeiro da Artelatte também destacou o importante espaço para diálogo proporcionado pelo evento. "Embora a gente tenha um contato muito legal com o consumidor final, o nosso foco aqui não é apenas vender. Mas sim conhecer outras formas de produção, trocar experiências e conhecimentos com produtores de outras partes do país", disse.

A diversidade de paisagens, costumes e tradições refletem também na produção de queijos brasileiros. A estudante Fernanda Oliveira, que visitava a exposição, destacou a variedade de sabores apresentados na mostra. "De maneira geral, muitas vezes a gente tende a valorizar o que é de fora. Mas essa exposição mostra que os queijos que produzimos aqui são deliciosos e não deixam nada a desejar", avaliou.

O produtor Heráclito Souza, da Fazenda Antônio Vindô, do município de José da Penha, mantém a tradição familiar na produção do queijo de coalho. "Desde 1937 minha família produz esse queijo e neste ano, pela primeira vez, estamos participando dessa exposição. Está sendo muito proveitoso, pois essa troca de experiência nos proporciona novos conhecimentos', avalia.

O queijo de coalho da Queijeira Souza também tem despertado muito interesse por parte dos visitantes da exposição. Dona Lira, como é conhecida pelos clientes a produtora Maria Aparecida de Jesus Souza, está participando pela terceira vez da exposição e aproveitando a oportunidade para conhecer outros produtores de queijos artesanais. "Estou gostando muito de estar novamente aqui. É uma forma de dar mias visibilidade ao nosso produto", afirma.

Durante toda a 59° Festa do Boi, a 4° Exposição de Queijos Artesanais do Brasil recebeu produtores de diferentes regiões do país. Produtores do Rio Grande do Norte, São Paulo, Ceará, Bahia, Espírito Santo, Mato Grosso do Sul e Minas Gerais apresentaram suas tradições na fabricação de queijos feitos artesanalmente.

Fonte: Agência Sebrae de Notícias

 


0 Comentário

Avenida Natal, 6600 - Rodovia Br 101 - Taborda | São José de Mipibú/RN CEP | 59.162-000 | Caixa Postal: 50
2010 ® Portal Mercado Aberto. Todos os direitos reservados.
ponto criativo