Sesi RN - Escola

Tudo sobre economia, finanças, negócios e investimentos

26/10/2021 11h32

Natal Shopping participa da Semana Lixo Zero com ponto de descarte sustentável

Empreendimento opera com diversas iniciativas sustentáveis, incluindo Ecoponto para a população dar a destinação correta a recicláveis, pilhas e baterias

A partir desta sexta-feira (22) até 31 de outubro, o Natal Shopping integra o time de embaixadores potiguares na realização da Semana Lixo Zero, ação que visa mobilizar a sociedade visando encontrar soluções para problemas relativos ao lixo nas cidades potiguares.

Em parceria com o Instituto Lixo Zero Brasil (ILZB), a Semana contará com atividades presenciais, virtuais e híbridas, para que a população consiga trocar experiências e aprender sobre as boas práticas, como aplicá-las no dia a dia e repensar os próprios hábitos de consumo.

Ao longo de todo o ano, o Natal Shopping opera com diversas iniciativas sustentáveis para diminuir o impacto ambiental e ajudar os clientes e lojistas a fazerem o mesmo: no primeiro piso, próximo à praça de alimentação, o público tem acesso ao EcoPonto, local para o descarte correto de garrafas plásticas, latas de alumínio, papelão, cápsulas de café, baterias e pilhas.

Além disso, de janeiro a setembro deste ano, foram recicladas 50 toneladas de resíduos descartados pelos clientes nas lixeiras espalhadas pelo mall e três toneladas de lixo proveniente da praça de alimentação foram destinadas à Escola Agrícola de Jundiaí (EAJ), da UFRN, em Macaíba, para a produção de compostagem.

No mesmo período, 100 litros de óleo de cozinha utilizado pelas operações da praça de alimentação foram destinados à Associação de Idosos Julieta Barros, no bairro Potengi, na zona Norte de Natal, para a produção de sabão. E, entre as últimas ações adotadas pelo empreendimento vinculadas às boas práticas ecológicas, está a instalação de duas vagas de estacionamento com pontos de recarga para carros elétricos, em parceria com o grupo Neoenergia.

"Um dos principais objetivos do Natal Shopping, dentro do pilar da sustentabilidade, é diminuir seu impacto ambiental. Junto a todas essas iniciativas, também temos ações internas como o reuso de 30% da água para a descarga nos banheiros, uso de copos reutilizáveis pela nossa equipe de colaboradores e adoção de lâmpadas de LED", explica Rafaela Mattos, gestora de qualidade de mall. "Quando conseguimos unir essas ações a iniciativas sociais, como o descarte do óleo para a associação Julieta Barros, sentimos que estamos cumprindo nossa missão", finaliza.

Semana Lixo Zero RN

Neste ano, as ações da Semana Lixo Zero têm como tema "Dignidade", com foco para reforçar a importância de sermos dignos para com os nossos resíduos, comunidade e meio ambiente.

Organizações públicas e privadas, além de pessoas físicas de qualquer município do Estado estão cadastrando seus eventos na plataforma. Alguns exemplos de ações que podem fazer parte da programação oficial são: palestras, lives, oficinas, mutirão de limpeza, ecopontos, fórum, coleta seletiva, coleta de óleo usado e outros.

As cidades de Natal, Mossoró, Lagoa Nova, Riacho de Santana, Nísia Floresta, Tibau do Sul são algumas das que confirmaram sua participação. A meta nacional é que 250 cidades brasileiras façam parte da mobilização que gira em torno da Semana Lixo Zero.

 


0 Comentário

Avenida Natal, 6600 - Rodovia Br 101 - Taborda | São José de Mipibú/RN CEP | 59.162-000 | Caixa Postal: 50
2010 ® Portal Mercado Aberto. Todos os direitos reservados.
ponto criativo