Seturn - 27/09

Tudo sobre economia, finanças, negócios e investimentos

19/08/2021 09h47

Sebrae contabiliza 300 turmas do Empretec já realizadas no RN

Através do seminário, o Sebrae já trabalhou as características do comportamento empreendedor de mais de 6,5 mil potiguares ao encerrar neste mês a turma de número 300.

Nenhuma outra capacitação promovida pelo Sebrae para trabalhar o comportamento empreendedor é tão difundida e consolidada no país quanto o Empretec. Idealizado pela Organização das Nações Unidas (ONU) e implementado no Brasil exclusivamente pelo Sebrae, o seminário completa 23 anos de execução no Rio Grande do Norte com um marco: 300 turmas formadas e mais de 6,5 mil potiguares impactados pela metodologia. E os avanços não param por aí. A capacitação também foi adaptada para focar no empreendedorismo no campo, com a finalização da primeira turma do Nordeste do Empretec Rural. A turma 300 foi concluída no início deste mês, em Natal.

"Chegarmos em agosto de 2021 com 300 turmas formadas em todo o estado, além da primeira do Empretec Rural realizada em Mossoró. É feito para ser comemorado. Depois de um ano sem abertura de turmas devido à pandemia, 2021 tem se apresentado como um cenário de conquistas para o Empretec no RN diante dos números, mais de 6.500 empretecos [nome dado a quem conclui o seminário] capacitados. São ações de relevância e impacto para o empreendedorismo no RN. Temos o desafios de intensificarmos a realização em todas as agências do Sebrae no estado", comemora a gestora estadual do Empretec, Conceição Moreno, adiantando que já há turmas previstas para os municípios de Currais Novos, Assu, Pau dos Ferros, Mossoró, Santa Cruz e Natal.

O Empretec muda a visão e a postura do participante. Foi assim para a fisioterapeuta Tatiana Rodrigues, que é proprietária de uma loja de roupas e realizou o seminário em janeiro deste ano. "Foi um divisor de águas para mim. Até então, eu empreendia de forma completamente amadora. Sou fisioterapeuta de formação e não sabia empreender. Eu mal movimentava o Instagram, por exemplo. Então o Empretec foi um divisor por ter me dado um norte. Com as ferramentas certas, eu faço a gestão de forma consciente, estabelecendo metas, me organizando, planejando", relata a empreendedora.

Tatiana Rodrigues percebeu a mudança quase instantaneamente. "Tudo aconteceu muito rápido. Fiz o Empretec no início do ano e consegui tirar o sonho de quase um ano e meio do papel. Minha meta de vida saiu do papel. Inaugurei minha loja, há quase 20 dias funcionando. Digo que tive as ferramentas pra alcançar os meus objetivos mais rápido e mais precisos com o auxílio do Empretec, graças a toda a imersão que a gente faz naquela uma semana de aprendizagem", conta.

Imersão presencial
De acordo com a analista técnica do Sebrae-RN, Leila Fernandes, que coordena o seminário na Agência do Sebrae - Grande Natal, o Empretec é a única capacitação ofertada pelo Sebrae que está sendo completamente presencial devido à metodologia. Durante seis dias de imersão, os participantes do Empretec são desafiados a desenvolver atividades práticas que aperfeiçoam as habilidades do empreendedor na gestão de negócio, no decorrer do seminário. Dessa forma, as habilidades são realmente identificadas e implementadas. Além da experiência prática, os participantes são apresentados à características como persistência, comprometimento, busca de informação e estabelecimento de metas. Ao todo, dez características empreendedoras avaliadas pela ONU como essenciais para um negócio de sucesso são experimentadas e desenvolvidas pelos participantes do seminário.

O seminário é conduzido por facilitadores, como a consultora Luciana Rocha. "O Empretec é focado no comportamento empreendedor. O grande diferencial em relação às outras metodologias é que não foca em ferramentas, mas em comportamento. Desde o primeiro dia, o participante é capaz de se dar conta dos comportamentos empreendedores, no sentido de reconhecer seus pontos fortes e seus pontos fracos e já implementar aquilo. Não é um seminário que vai esperar a segunda-feira chegar para colocar em prática. Durante toda a semana, ele vai percebendo onde estão as falhas no dia a dia enquanto empreendedor", ensina a consultora.

Dez características

O trabalho de percepção do comportamento dos participantes veio de uma pesquisa em que foi observado como se portam os empreendedores de alta performance e como agem no dia a dia. A partir daí foram identificadas as dez características do comportamento empreendedor, que integram o conteúdo de todo o seminário. "O seminário é voltado para o reconhecimento e o desenvolvimento e a aplicação de cada um desses comportamentos, mesmo para quem ainda não tem uma empresa, para minimizar falhas", resume Luciana.

Segundo a facilitadora, essa capacitação vai além de ser uma ferramenta. "Se eu estiver trabalhando com planejamento, não adianta eu fazer um curso de planejamento estratégico, de Canvas, de plano de negócios, se eu não tenho no meu dia a dia o comportamento de planejar. Não consigo planejar uma agenda, eu não consigo planejar meu dia... o Empretec foca nessas questões, que são primárias. Se eu não me comporto como uma pessoa que planeja, eu não sou capaz de utilizar uma ferramenta que trate de planejamento. A grande eficácia do seminário é porque ele trabalha exatamente essas questões".

Para quem tem interesse de participar de uma das turmas, é preciso acessar o site www.rn.sebrae.com.br e verificar o calendário de turmas previstas para a região. E aqueles que já são empretecos terão a oportunidade de reviver a experiência do seminário. Nos dias 30 e 31/08, das 19h às 22h, o Sebrae promove "Empretec Realiza", um evento no formato híbrido, gratuito e voltado exclusivamente para empretecos de todo o Brasil, possibilitando reviver a experiência do Empretec, trabalhar os comportamentos empreendedores e fazer conexões com a comunidade de #empretecos do Brasil.

*Fonte: Sebrae RN

 


0 Comentário

Avenida Natal, 6600 - Rodovia Br 101 - Taborda | São José de Mipibú/RN CEP | 59.162-000 | Caixa Postal: 50
2010 ® Portal Mercado Aberto. Todos os direitos reservados.
ponto criativo