Seturn - 27/09

Tudo sobre economia, finanças, negócios e investimentos

29/06/2021 19h32

Junior Achievement RN e Instituto Riachuelo incentivam formação empreendedora de jovens no interior

Projeto envolve workshops sobre educação financeira e negócios em escolas públicas e privadas para Ensino Fundamental e Médio

A Junior Achievement RN, unidade estadual de uma das maiores organizações sociais incentivadoras de jovens do mundo, firma parceria com o Instituto Riachuelo para capacitação e formação empreendedora de jovens no interior do estado. O projeto consiste em oferecer, nos municípios onde há oficinas de costura - a maioria localizada no Seridó, ao todo 25 cidades -, formação sobre empreendedorismo e educação financeira voltada para crianças e adolescentes. A Junior Achievement atua no RN há 15 anos e em nível mundial há mais de 100 anos.

Na prática, serão ofertados workshops nas escolas públicas de Ensino Fundamental, trabalhando temas como a variedade de profissões e categorias de empresas, e também abordando assuntos como a divulgação de um produto e como calcular os preços de custo e venda.

Já para os jovens do Ensino Médio, as aulas serão sobre como melhor elaborar um currículo, simulações de entrevista de emprego, oficinas de controle de despesas e uso consciente do cartão de crédito. A expectativa é formar 18 mil jovens ao longo de dois anos.

"O nosso trabalho é plantar uma sementinha para despertar o interesse da criança e ir acompanhando, com uma educação continuada. Nas cidades que possuírem Ensino Médio, também planejamos implementar o projeto ‘Miniempresa', que é mais completo, com quatro meses de duração, para que os secundaristas realizem na prática tudo o que é relacionado a uma empresa de verdade: logística de produção, marketing, RH e financeiro", destaca André Sudário, presidente do conselho da Junior Achievement Rio Grande do Norte (JARN).

Atualmente, o projeto está na fase inicial, com planejamento para que as atividades sejam realizadas a partir de agosto, e contará com a assistência de voluntários para desenvolver as atividades.

"Estamos analisando cada município para ver quais programas podem ser ministrados em cada escola e, para isso, vamos selecionar voluntários nas próprias cidades, para serem capacitados a executar nossas oficinas. Procuramos sempre alguém que já esteja no mercado de trabalho ou na faculdade, com bagagem acadêmica", informa o presidente, lembrando da veia altruísta que a Junior Achievement também quer despertar na comunidade em que atua.

André explica que, com os frutos do projeto, será possível impulsionar não só as chances dos jovens participantes no mercado de trabalho, mas na economia local e familiar. "O nosso papel é fomentar o empreendedorismo, o empoderamento, além de gerar emprego e renda, então, inicialmente o filho pode ajudar a mãe costureira, por exemplo, no planejamento do orçamento da família, na disciplina de um controle de gastos. Um conhecimento muito importante, especialmente depois desse cenário de pandemia em que vimos a importância que tem a educação financeira e as noções de empreendedorismo", pontua.

Para o Instituto Riachuelo - organização recém-lançada para concentrar os projetos socioeconômicos da marca - esta parceria se soma às atividades já realizadas pela companhia com adultos no sertão nordestino. Já são cerca de 150 pequenos e médios empreendedores e mais de quatro mil pessoas impactadas diretamente pelas atividades do instituto, por meio de oficinas de costura, bordado, artesanato em peças de cerâmica e reutilização de resíduos têxteis.

"Quando a gente construiu a missão do Instituto Riachuelo, com a ideia de trabalhar para transformar vidas através da geração de trabalho e renda, nós também tivemos vontade de olhar para o jovem, para a capacitação dele e, junto ao trabalho da Junior Achievement, temos certeza que vamos conseguir transformar a vida de muitos e melhorar a forma que esses jovens vão entrar no mercado de trabalho", acredita Marcella Kanner, diretora de comunicação do Instituto Riachuelo.

A parceria entre Junior Achievement RN e Instituto Riachuelo pode ser acompanhada pelos sites e redes sociais oficiais das organizações a partir de agosto.

Sobre a Junior Achievement
Fundada em 1919, a Junior Achievement é uma das primeiras organizações a promover o empreendedorismo entre crianças e jovens da América Latina. Atua preparando os jovens para o futuro do trabalho por meio de programas de empreendedorismo e educação financeira com o método "aprender-fazendo". Há 36 anos no Brasil, a JA está presente em todos os estados e já capacitou mais de 5 milhões de alunos com o apoio de mais de 150 mil voluntários.

Sobre a Riachuelo
Mais de 70 anos de história e 40 mil colaboradores, a Riachuelo trabalha com o propósito de transformar vidas através da moda. Unindo inovação, dinamismo e agilidade para entregar coleções e produtos para todos os estilos, a rede é uma das principais referências do setor e é reconhecida como uma das maiores empresas de moda do Brasil.

Com o maior parque fabril da América Latina, são mais de 30 milhões de clientes no cartão Riachuelo e mais de 325 lojas próprias espalhadas pelo país. Conheça a trajetória da marca e as pessoas que estão por trás de cada peça em: https://www.riachuelo.com.br/moda-consciente/entre-costuras.

 


0 Comentário

Avenida Natal, 6600 - Rodovia Br 101 - Taborda | São José de Mipibú/RN CEP | 59.162-000 | Caixa Postal: 50
2010 ® Portal Mercado Aberto. Todos os direitos reservados.
ponto criativo