Salesiano II - 20/03/2024

Tudo sobre economia, finanças, negócios e investimentos

10/06/2021 21h30

FIERN participa de apresentação do projeto de transformação digital das empresas do RN

O projeto conta com um aporte de R$ 1,5 milhão da Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI)

O processo de transformação digital de empresas no Rio Grande do Norte ganha impulso com o Transforma RN. O projeto, que visa ampliar a produtividade e a transformação digital nas empresas, foi apresentado na tarde desta quinta-feira (10), ao presidente da Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI), Igor Calvet, em reunião com a rede de instituições parceiras. O diretor de inovação da FIERN e do IEL/RN, Djalma Barbosa Júnior, participou do encontro realizado na sede do Sebrae-RN.

Concebido pela FIERN, Sebrae-RN, Instituto Metrópole Digital IMD), Agência de Fomento do Estado (AGN) e Secretaria Estadual de Desenvolvimento Econômico (Sedec), o projeto conta com um aporte de R$ 1,5 milhão da Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI). E está sendo implementado, inicialmente, em 50 pequenas indústrias do segmento de alimentos e bebidas de Natal, Mossoró e Caicó.

O presidente da ABDI, Igor Cavelt, se disse surpreso com o nível de articulação entre as instituições que compõem a rede e a qualidade do projeto Transforma RN, que tem foco no aumento da produtividade e da digitalização das empresas potiguares. "Este é um movimento que nos surpreende. O Transforma RN pode projetar a economia local em dez anos. O Rio Grande do Norte e suas empresas se preparam para esse processo de maturidade digital, que passa pela inclusão de tecnologias e mudança cultural das empresas, para ampliar sua competitividade", disse.

O Rio Grande do Norte foi um dos estados selecionados pela ABDI para receber os recursos e desenvolver um projeto piloto na área de transformação digital de empresas.

Para o diretor Djalma Barbosa Júnior, este edital é uma oportunidade para a indústria de alimentos e bebidas do Nordeste fortalecer o processo de inovação. "A transformação digital é uma realidade, sobretudo com o advento da pandemia que levou os empresários a repensarem os negócios dentro do contexto digital", disse.

O diretor de inovação da FIERN e do IEL/RN ressaltou a importância da parceria entre a FIERN, o Sebrae, o IMD, a AGN e a SEDEC nesse processo. "No Rio Grande do Norte, o relacionamento institucional é algo muito forte e que facilita a integração entre a academia, a indústria e o governo, a chamada tríplice hélice do desenvolvimento, na construção e fortalecimento de um ecossistema de inovação", observa Djalma Júnior.

 


0 Comentário

Avenida Natal, 6600 - Rodovia Br 101 - Taborda | São José de Mipibú/RN CEP | 59.162-000 | Caixa Postal: 50
2010 ® Portal Mercado Aberto. Todos os direitos reservados.
ponto criativo