Salesiano II - 20/03/2024

Tudo sobre economia, finanças, negócios e investimentos

24/05/2021 16h08

Semana da Indústria: Transformação digital passa por mudança cultural, diz palestrante

Avaliação foi feita durante a webconferência ‘A importância da inovação para o setor industrial e os desafios da pandemia’

Promover uma mudança cultural é fator fundamental para uma indústria mais inovadora, isso porque a transformação digital é mais sobre pessoas do que sobre tecnologia. A avaliação é do presidente da ACE Cortex, Luís Gustavo Lima, feita durante a webconferência ‘A importância da inovação para o setor industrial e os desafios da pandemia'. O evento abriu a Semana da Indústria 2021, promovida pelo Sistema Indústria (FIERN, SESI, SENAI e IEL) com programação que se estende até o próximo dia 28.

A conferência contou com participação do diretor regional do IEL-RN, Djalma Barbosa Júnior. O também presidente da COINCITEC, defendeu a importância de um mindset empreendedor como peça chave para inovação, ponderou que o Brasil está atrasado em relação à quarta revolução industrial e precisa de políticas que estimulem a inserção na chamada Indústria 4.0, inclusive sendo necessário fazer com que o corpo técnico possa alavancar os negócios.

"Discutir inovação, em meio a uma pandemia é ainda mais desafiador, mas extremante essencial para aumentar a competitividade da indústria", afirmou Djalma Barbosa. A nova revolução industrial é disruptiva e requer que as empresas passem por atualização e apostem em inovar culturas, produtos e processos.

O sócio e CEO da ACE Cortex, Luís Gustavo Lima, explica que a transformação digital acontece principalmente pelas pessoas e, nesse contexto, precisa estimular o mindset de crescimento e ações que tragam segurança psicológica para equipe como forma de obter alta performance. "Transformar digitalmente só é possível por meio da transformação cultural", disse.

Para Luís Gustavo, inovar de forma estruturada passa pela Transformação Digital, Intraempreendedorismo e Inovação Aberta dentro de uma cultura centrada no cliente, com planejamento estratégico e gestão de inovação. "Primeiro pensar no cliente, no segmento, em como olhar para esse consumidor mais conectado e criar soluções para ele. É preciso entender que o cliente está no centro, que tecnologia é meio e não fim e ter um design organizacional que favoreça a inovação, bem como inovação em gestão de negócios", disse.

Ainda de acordo com o CEO, a pandemia acelerou o processo de transformação digital mais do que nos últimos anos. Com isso, os empresários vivenciam o dilema entre focar apenas no negócio principal ou focar em inovação. "O desafio neste novo ambiente empresarial é explorar, com equilíbrio, as capacidades existentes e as novas oportunidades". E exemplificou com o primeiro pico da pandemia, somente em abril do ano passado, nos Estados Unidos, registrou-se um crescimento de 16% para 27% de penetração do e-commerce.

Outros temas relevantes para o setor produtivo do Rio Grande do Norte também serão discutidos da Semana da Indústria, promovida pelo Sistema Indústria - FIERN, SESI, SENAI e IEL no Rio Grande do Norte. A programação é gratuita e conta ainda com palestras em videoconferência e debates, além do fechamento da arrecadação de donativos do Ação pela Vida, com Live Solidária que traz em destaque artistas locais.

Todo conteúdo pode ser acessado através do canal do Youtube da FIERN: o https://www.youtube.com/c/SistemaFIERN ou no site: https://www.fiern.org.br/SEMANADAINDUSTRIA

 


0 Comentário

Avenida Natal, 6600 - Rodovia Br 101 - Taborda | São José de Mipibú/RN CEP | 59.162-000 | Caixa Postal: 50
2010 ® Portal Mercado Aberto. Todos os direitos reservados.
ponto criativo