Sesi RN - Escola

Tudo sobre economia, finanças, negócios e investimentos

09/02/2021 14h15

Com novo conceito de moradia, cidade inteligente sofistica padrão vinculado a programas habitacionais

Localizada a apenas 20 minutos de Fortaleza, a Smart City Aquiraz tem o protagonismo dessa história; a proposta já deixou o campo das ideias e está em execução.

Um dos maiores sonhos do brasileiro é o da casa própria. Anseio que ficou ainda mais latente durante a pandemia, com a necessidade de certezas, conforto e ar livre. Os novos tempos trouxeram também um novo conceito sobre habitação, capaz de sofisticar o padrão vinculado a programas habitacionais, que pode ser constatado no vizinho Ceará.

Localizada a apenas 20 minutos de Fortaleza, a Smart City Aquiraz tem o protagonismo dessa história. A Planet Smart City, empresa proptech especialista em cidades inteligentes, que está por trás do empreendimento e de outro similar no Rio Grande do Norte, a Smart City Natal, decidiu agregar três diferenciais ao que se entende hoje por moradia: conectividade, sustentabilidade e colaboração.

A proposta já deixou o campo das ideias e está em execução. Planejada em uma área de 200 hectares e voltada para 18 mil pessoas, a Smart City Aquiraz já possui a primeira etapa de 44 hectares concluída e entregue, com casas modelos, que possuem decorações temáticas, provando ser possível o conceito diferenciado. A cidade inteligente é aberta e não há taxa de condomínio.

A CEO da Planet Smart City no Brasil, Susanna Marchioni, explica que a ideia nasceu do fato de "as pessoas não quererem comprar somente uma casa, mas sim todos os serviços ao seu redor, como cozinha compartilhada, cinema gratuito, biblioteca, coworking, academias ao ar livre e outros espaços abertos". Ainda segundo ela, "está sendo expandida uma tendência que antes estava ao alcance de poucos".

As muitas novidades pensadas para o entorno também estão presentes nos interiores das casas modelos. Com tudo planejado para dialogar com a proposta high tech e sustentável: cores, mobília e iluminação. Como conta Susanna, para "encantar pessoas" e atender ao anseio da nova "casa dos sonhos".

Ela lembra que as casas em Aquiraz têm valores acessíveis e entram no programa Casa Verde e Amarela. Porém, parte do diferencial do empreendimento foi dotar os interiores e o entorno de qualidade e soluções inteligentes. São mais de 50 smart solutions nas áreas de tecnologia, meio ambiente, inovação social e planejamento e arquitetura.
As casas se dividem em três modelos, com nomes inspirados em deusas da mitologia: Íris, Luna e Ártemis. Todas possuem sala de estar, cozinha, área de circulação, área de serviço e varanda, variando entre 53 e 65 metros quadrados. A decoração e o jardim, preocupação secundária em moradias vinculadas a programas habitacionais, são prioridades na smart city.

A ambientação e o paisagismo de cada uma delas passam uma mensagem diferente. Até o cheiro exalado pelo imóvel foi pensado para viabilizar essa experiência. Susanna conta que o valor da mobília das casas gira em torno a 10% das mesmas e os outros moradores podem reproduzir tudo a partir do aplicativo Planet App, com a indicação de técnicas criativas e de fornecedores.

"Muitas pessoas acreditam que uma casa para ser linda tem que ser cara, tem que gastar muito para decorar e esse é o nosso desafio: provar que com bom gosto, planejamento, design e fantasia, essas casas podem ser fantásticas e superar qualquer expectativa sem gastar valores desproporcionais", defende Susanna, confirmando em Aquiraz que é possível esse novo jeito de viver.

 


0 Comentário

Avenida Natal, 6600 - Rodovia Br 101 - Taborda | São José de Mipibú/RN CEP | 59.162-000 | Caixa Postal: 50
2010 ® Portal Mercado Aberto. Todos os direitos reservados.
ponto criativo