Seturn - 27/09

Tudo sobre economia, finanças, negócios e investimentos

19/01/2021 13h01

Abordagem da redação do Enem é tratada em sala de aula pelos Colégios Salesianos RN

Alunos da 3ª Série do Ensino Médio discutiram o assunto com os professores Kalyne Varela, Arivânia Gomes e Carlos Lima.

As necessidades sobre os cuidados com as doenças mentais foram levadas para a sala de aula como um dos eixos de estudo nos colégios Salesiano RN. Nas atividades de Língua Portuguesa e ciências humanas, o tema "O estigma associado às doenças mentais na sociedade brasileira", que foi aplicado como tema para a prova de redação do Enem 2020, teve abordagem pelos professores Kalyne Varela, Arivânia Gomes e Carlos Lima durante o ano, em um conteúdo multidisciplinar. 

A prova realizada neste domingo (17), teve ainda questões sobre linguagens e ciências humanas. Na redação, os alunos precisaram aplicar o conhecimento para a construção de um texto dissertativo-argumentativo, com um ponto de vista definido. Segundo o professor Carlos Lima, o tema foi abordado em dois momentos durante o ano. "Os nossos alunos do Salesiano foram preparados para o tema da prova da redação no Enem 2020.

Em sala de aula, mesmo remotamente, desenvolvemos um projeto de redação semanal, com uma proposta com tema inédito para produção em torno de 1h30. De acordo com especialistas no assunto, em 2019, o Brasil foi o país com o maior número de pessoas com transtornos de ansiedade. Por isso, levamos para o debate em abril, disponibilizando aos alunos a proposta sobre as doenças mentais na contemporaneidade.

Essa proposta era composta de textos motivadores como o Art. 6, o Art. 196 da Constituição Federal, além de cartazes que tratavam sobre o dia mundial da saúde mental. Em dezembro, fizemos uma proposta sobre o preconceito às pessoas portadoras de saúde mental, favorecendo o repertório sociocultural pertinente a esse recorte temático, que auxiliou aos alunos o desenvolvimento de um texto argumentativo coerente", explicou o professor. 

O Salesiano possui projetos de intervenção na rotina dos alunos, com orientações sobre os temas da atualidade, por meio do Serviço de Acompanhamento Psicopedagógico (SAP), que auxilia no contexto psicológico. No próximo domingo (24), ocorre o segundo dia de provas impressas, com questões para as áreas de Matemática e suas Tecnologias e Ciências da Natureza e suas Tecnologias. As provas terão início às 13h30.     


0 Comentário

Avenida Natal, 6600 - Rodovia Br 101 - Taborda | São José de Mipibú/RN CEP | 59.162-000 | Caixa Postal: 50
2010 ® Portal Mercado Aberto. Todos os direitos reservados.
ponto criativo