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03/07/2020 11h46

Professor desenvolve guia digital para ensino de portadores de deficiência auditiva

Guia de Ferramentas Digitais no Contexto da Educação de Surdos pretende auxiliar no processo de aprendizagem em qualquer nível de formação

O processo de aprendizagem e de inclusão de deficientes na educação sofre diversas barreiras no dia a dia, ainda mais em período de pandemia. Mas, uma cartilha que pode auxiliar no desenvolvimento de estudantes com surdez. O Guia de Ferramentas Digitais no Contexto da Educação de Surdos, projeto de dissertação de Everton Brito, que é professor de Geografia no colégio Salesiano RN, pretende facilitar essa atividade. Ele é concluinte do Programa de Pós-Graduação de Inovação em Tecnologias Educacionais (PPgITE), do Instituto Metrópole Digital (IMD/UFRN) e, entre os anos de 2018 e 2020, desenvolveu uma pesquisa em parceria com a professora orientadora Dra. Flávia Roldan Viana, observando o contexto inclusivo e bilíngue para os alunos com essa deficiência.

O Guia pretende ensinar como as ferramentas digitais, como Kahoot (aplicativo de jogos educacionais), Mentimeter (criador de enquetes e nuvens de palavras), Canva (aplicativo de design) e Google Forms (aplicativo de apresentações, documentos e formulários), podem auxiliar no ensino e na aprendizagem da pessoa surda, seja em qualquer nível de formação.

De acordo com o professor, o Guia pode ser analisado para a construção educacional de três formas: social, acadêmico e igualdade. O material pode ser um meio facilitador para o desenvolvimento do aluno com deficiência auditiva.

"O trabalho pode ser visto por três vertentes. A primeira é de ordem social, servindo como instrumento norteador para a inclusão de inúmeras pessoas surdas e em todos os níveis possíveis de educação. A segunda vista se enquadra na ordem acadêmica, como pioneiro na área, por unir tecnologia, educação, surdos e metodologias ativas, o que por si só, já significa muito para todo o segmento da educação com viés inclusivo. Por fim, se associa com o direito garantido ao aluno de ter acesso a sua educação e formação integral nos espaços escolares. É gratificante saber que seu esforço individual pode auxiliar na transformação de vidas que nem sequer vou conhecer", explicou.

A proposta é utilizar o Guia em sala de aula, de modo inclusivo, ou em ambientes com recursos multifuncionais. O material pode ser aplicado em projetos interdisciplinares das áreas de Língua Portuguesa, Informática, História, Geografia e Artes, com no mínimo, três a quatro aulas de 50 minutos cada. O Guia pode ser baixado pelo link: https://drive.google.com/file/d/1cZWSWEqB0lzf5CstdBB88zvNoWuSL5YD/view.

 


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