Natal Card - 21 de Janeiro de 2020

Tudo sobre economia, finanças, negócios e investimentos

09/01/2020 08h47

Seturn/NatalCard lançam calendário 2020 em defesa da cidadania e da inclusão

Material tem por finalidade sensibilizar e disponibilizar informações de utilidade pública

Focar na relevância e informações sobre a inclusão, a acessibilidade, a cidadania e qualidade de vida: estes são alguns destaques do Calendário Seturn/NatalCard para 2020, cujo tema "Um novo olhar para incluir e cuidar", aborda também pautas como a saúde, a efetivação dos direitos e a justiça. Essas tônicas terão destaque em 2020, seja por meio do apoio às campanhas ou nas ações institucionais para trabalhar os temas durante o ano.

A finalidade do Calendário Seturn/NatalCard é sensibilizar e incentivar a sociedade a refletir e praticar a cidadania. Com linguagem simples e objetiva, o material contém informações sobre doze temas escolhidos para 2020: saúde mental e emocional (janeiro); luta contra o câncer infantojuvenil (fevereiro); síndrome de Down (março); bullying (abril); adoção (maio); autismo (junho); amamentação (julho); violência contra a mulher (agosto); acessibilidade (setembro); valorização do idoso (outubro); racismo (novembro); deficiência visual (dezembro).

Lutas em prol da inclusão

O mês de junho visa difundir informações sobre o Transtorno do Espectro Autista. A dona de casa Karine Magalhães, mãe de duas crianças autistas, de 11 e 8 anos, comemorou a abordagem: "Excelente divulgar o autismo, que não está implícito no rosto das pessoas. Me senti representada como mulher e como mãe. Utilizamos o transporte público e usamos o botton com o símbolo do autismo para identificação dos meus filhos, para que esses tenham direito ao uso da prioridade nos assentos do ônibus. Quando as pessoas veem o botton, já oferecem. Motoristas de ônibus abrem a porta do meio para sairmos quando os ônibus estão mais cheios. Então, informar é válido e de grande apoio à nossa causa", afirmou.

Já a luta em defesa da acessibilidade, no mês de setembro, estampa o sorriso do cadeirante Emanuel Messias junto à sua grande paixão: o ônibus. O jovem de 23 anos é praticante da busologia (hobbycaracterizado pelo estudo dos ônibus e assuntos relacionados a este) e utiliza o ônibus como meio de transporte diário. Ele conta com o apoio de motoristas e demais passageiros durante os percursos para a faculdade de engenharia. "Foi uma surpresa gratificante estar no calendário, estou feliz. Espero que ajude a sociedade a despertar sobre a importância da inclusão das pessoas com deficiência".

O presidente da Sociedade dos Cegos do Rio Grande do Norte (Socern), Ronaldo Tavares, aprovou a abordagem de dezembro, que enfatiza o "Dia Nacional do Cego". Ele avalia que o tema de 2020 ficará marcado na memória das pessoas com deficiência. "O Seturn e o NatalCard fazem despertar esse olhar para a inclusão de forma humanitária, respeitosa e, acima de tudo, mostrando para a sociedade que nós somos cidadãos e podemos dar a nossa contribuição nesse tema tão relevante que é olhar para incluir a fim de garantir a igualdade de oportunidades. Isso ficará gravado na luta das pessoas com deficiência, especialmente as visuais", destacou.

O calendário foi impresso com tiragem de cinco mil exemplares e distribuído para clientes, funcionários, instituições públicas e filantrópicas. O material vem com uma inovação: o uso da tecnologia QR Code, que dá acesso de forma rápida e simples à pesquisa pelo celular de informações complementares e de utilidade pública sobre os temas. Outras informações estão disponíveis no site www.natalcard.com.br.

 


0 Comentário

Av. Senador Salgado Filho, 2190 - Ed. Portugal Center - 207/209 - Fone: (84) 3206-9578
2010 ® Portal Mercado Aberto. Todos os direitos reservados.
ponto criativo