Salesiano II - 20/03/2024

Tudo sobre economia, finanças, negócios e investimentos

18/11/2019 11h23

Nome de destaque na psiquiatria brasileira, médico Antônio Geraldo será homenageado com ‘cidadania natalense’ em dezembro

A iniciativa é da vereadora Nina Souza (PDT), que acolheu sugestão que lhe foi dada pelo presidente da Associação dos Familiares e Amigos dos Portadores de Transtornos Mentais (AFDM).

Nome reconhecido nacionalmente na área de psiquiatria, o médico Antônio Geraldo da Silva, presidente da Associação Psiquiátrica da América Latina (APAL), estará em Natal no próximo dia 13 de Dezembro, quando será agraciado com o "Título de Cidadão Natalense", durante solenidade que acontecerá no auditório da Associação Médica do Rio Grande do Norte.

A iniciativa é da vereadora Nina Souza (PDT), que acolheu sugestão que lhe foi dada pelo presidente da Associação dos Familiares e Amigos dos Portadores de Transtornos Mentais (AFDM), professor Sid Marques Fonseca.

A homenagem a Antônio Geraldo, que também é presidente-eleito da Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP), entidade que já comandou entre o período de 2010 a 2016, já tem a presença confirmada do secretário nacional do Ministério da Cidadania, Quirino Cordeiro Junior, que será um dos oradores do evento, ao lado de personalidades da classe médica potiguar.

Segundo Nina Souza, é mais do que justa a homenagem prestada ao médico Antônio Geraldo, que é natural de Montes Claros (MG). De acordo com a vereadora, mesmo sendo um nome reconhecido nacionalmente, ele sempre se mostrou "um apaixonado por Natal". Para ela, graças a essa ligação do homenageado com a capital potiguar, Natal já sediou, por diversas oportunidades, eventos de abrangência nacional na área de psiquiatria.

"Ele sempre destinou especial atenção a Natal e ao Rio do Grande do Norte. Seu apoio, enquanto presidente da associação Brasileira de Psiquiatria, foi essencial para a realização em Natal, em 2012, do XXX Brasileiro Congresso de, evento de grande envergadura, que reuniu sete mil participantes, acarretando além da divulgação cientifica no estado, a valorização do nosso turismo", destacou Nina.

Já na opinião de Sid Marques Fonseca, que também é membro da Federação Nacional das Associações em Defesa da Saúde Mental, o médico que se tornará cidadão natalense proporcionou o incentivo a inúmeras campanhas de conscientização no estado do Rio Grande do Norte, entre elas o combate a Psicofobia e a Companhia de Prevenção ao Suicídio (Setembro Amarelo). "Trata-se de uma referência internacional em movimentos de esclarecimento dos direitos à saúde, em prol dos pacientes com transtornos mentais", explica Fonseca.

FONTE: Gabinete parlamentar da vereadora Nina Souza

 


0 Comentário

Avenida Natal, 6600 - Rodovia Br 101 - Taborda | São José de Mipibú/RN CEP | 59.162-000 | Caixa Postal: 50
2010 ® Portal Mercado Aberto. Todos os direitos reservados.
ponto criativo