Tudo sobre economia, finanças, negócios e investimentos

17/12/2018 08h34

FIERN entrega Medalha do Mérito Industrial Walter Dore a empresários industriais

A homenagem é outorgada anualmente aos que se destacam como apoiadores e incentivadores do progresso da indústria do Rio Grande do Norte.

Em reconhecimento a personalidades que se destacam pelo empreendedorismo, pelo trabalho para o desenvolvimento industrial e em defesa dos interesses da livre empresa, a Federação das Indústrias do Estado do Rio Grande do Norte (FIERN) concedeu, na noite da sexta-feira (14/12), a Medalha do Mérito Industrial Walter Byron Dore. Foram agraciados os empresários industriais Pedro Alcântara Rego de Lima, Arimar França (in memoriam), Marcos César Formiga, Maria da Conceição Tavares e Ricardo Medeiros, em solenidade realizada na Casa da Indústria.

Confira Galeria de Fotos no Final.

A homenagem é outorgada anualmente aos que se destacam como apoiadores e incentivadores do progresso da indústria do Rio Grande do Norte. A medalha foi instituída a partir da aprovação em assembleia geral extraordinária no ano de 2014, como forma de reconhecer o empreendedorismo, o apoio dado ao setor industrial e para estimular novos líderes empresariais. Por proposição do presidente do Sistema FIERN, Amaro Sales de Araújo, lançou-se sobre a honraria o nome do industrial Walter Byron Dore, símbolo de pioneirismo, perseverança e sucesso em solo potiguar.

O presidente Amaro Sales de Araújo enfatizou a trajetória de 65 anos da FIERN e destacou que, como Sistema FIERN, quatro grandes instituições se somam a favor do desenvolvimento industrial potiguar: a própria FIERN, o SESI, o SENAI e IEL. "Somos parte do Sistema Indústria nacional liderado pela CNI - Confederação Nacional da Indústria. Fundamentalmente estamos a serviço do fortalecimento do empreendedorismo industrial, sua ampliação, competitividade e sustentabilidade", enfatiza.

"Juntos, empreendedores, dirigentes, colaboradores, parceiros institucionais, podemos enriquecer ainda mais a historia da FIERN e de seu protagonismo na vida potiguar. Com credibilidade capacidade de trabalho, a FIERN fará cada vez mais pela indústria", acrescentou.

Amaro Sales destacou a importância do projeto MAIS RN, projeto que pensa o desenvolvimento do Rio Grande do Norte no longo prazo. "Um projeto de desenvolvimento que o Rio Grande do Norte precisava, mas que os governantes reclamavam não poder arcar com o estudo. A FIERN junto com os empresários elaborou o MAIS RN, com Marcos Formiga à frente desse projeto e hoje a governadora Fátima Bezerra disse reconhecer a importância desse projeto para o Estado".

Nos anos anteriores, foram homenageados com a comenda os empresários João Alves de Lima, Robson Braga, Leônidas Ferreira de Paula, Armando Monteiro Neto, Antônio Leite Jales, Osmundo Faria, Arnaldo Gaspar, Flávio Azevedo, José Brito, Fernando Bezerra, Flávio Rocha, Rogério Marinho e Severino Dantas.

Entregas da comenda

O presidente Amaro Sales fez a entrega ao industrial e Presidente do Grupo 3corações e do Conselho de acionistas da São Miguel Holding Investimentos, Pedro de Alcântara Lima. Em seu discurso, em nome de todos os agraciados, ele enalteceu a atuação da FIERN e do presidente, com reconhecimento em todo o Nordeste, e falou da gratidão em receber a comenda. O empresário Ricardo Medeiros também agradeceu e disse que, ao receber a comenda, aumenta a responsabilidade com o crescimento industrial potiguar.

A homenagem in memoriam ao empresário Arimar França foi entregue aos filhos, Rayane e Arimar França Filho, pelo diretor da CNI, Flávio Azevedo. O economista e ex-prefeito de Natal, Marcos César Formiga, representado na solenidade esposa Celina Ramos, que recebeu a comenda das mãos do vice-presidente da FIERN Pedro Terceiro de Melo.

O diretor da FIERN e presidente do Sindicato das Indústrias de Bonés, Jaedson Dantas, entregou a comenda ao industrial Ricardo Medeiros, do setor de confecções. A vice-presidente da FIERN e presidente do Sindicato das Indústrias de Material e Laminados Plásticos do RN, Maria da Conceição Tavares, também foi homenageada durante a solenidade.

HOMENAGEADOS 2018:

Pedro Lima
Pedro Alcântara Rego de Lima, 54 anos, é natural de São Miguel-RN. Cursou Agronomia pela Escola Superior de Agricultura de Mossoró (ESAM). É presidente do Grupo 3corações e do Conselho de Acionistas da São Miguel Holding Investimentos. Atualmente, o Grupo conta com 25 centros de distribuição pelo país e chegou à liderança do mercado nacional de café. Há mais de 30 anos, Pedro Lima se dedica à construção e condução do Grupo Santa Clara, atual Grupo 3corações. Com participação ativa em diversas associações nacionais e internacionais. Em 2015, foi nomeado Empreendedor do Ano no Brasil pela consultoria EY, e representou o País na premiação internacional World Entrepreneur of the Year, em Mônaco. É um dos embaixadores da Endeavor.

Marcos Formiga
É economista, professor universitário e consultor econômico, graduado pela UFRN e pós-graduado em Economia (ISVE, Roma), na Itália, e em Planejamento Econômico (CEPAL, Santiago), no Chile. Secretário de Planejamento e coordenador-geral do Governo Cortez Pereira e economista do Banco de Desenvolvimento do RN, publicou o Estudo de Desenvolvimento Industrial para o Nordeste (1972). Foi diretor da Empresa Brasileira de Transportes Urbanos (EBTU) e Prefeito de Natal, além de ser eleito suplente de deputado federal, por duas vezes. Em 2011, assumiu como assessor da Presidência da Federação das Indústrias do Rio Grande do Norte, onde coordenou o Projeto Mais RN, em 2014.

Maria da Conceição Tavares
Atualmente ocupa uma das vice-presidências da FIERN e preside o Sindicato das Indústrias de Material e Laminados Plásticos do Estado do Rio Grande do Norte - Sindiplast, com mandato até o ano de 2021. É conselheira do SESI e ex-presidente da comissão de responsabilidade social (CORES) da FIERN. Junto com o esposo fundou a Iplan Indústria de Plásticos Andrea, localizada em Parnamirim. A empresa é pioneira no estado na fabricação de mangueira de irrigação. Hoje, produz também para a área da construção civil. Durante sua gestão o Sindiplast/RN se associou à Associação Brasileira da Indústria Do Plástico. Em novembro último, a empresária foi homenageada pela Abiplast.

Arimar França (in memoriam)
Nasceu em Santana do Matos/RN, em 1943. Foi o primogênito dos 10 filhos de Ana Carpina França e José Luiz de França. Casou-se com Juracy Alves de Oliveira França, com quem teve dois filhos, Rayana e Arimar Filho. Formado em Direito e Administração na UEG - Universidade do Estado da Guanabara, no Rio de Janeiro, período no qual trabalhou na Confederação Nacional do Comércio. Antes dos 28 anos, foi nomeado presidente do BDRN - Banco do Desenvolvimento do Rio Grande do Norte. Sua empresa, a PRODUMAR - Exportadora de Produtos do Mar, acaba de completar 48 anos, e está entre as pioneiras na exportação de crustáceos e pescados, bem como na importação de insumos para fomento da produção local.

Ricardo Medeiros
Jovem empreendedor, lidera o grupo C. Medeiros, de empresas no segmento de confecções que, juntas, empregam mais de 500 pessoas nas cidades de São José do Seridó e São Vicente, no Seridó Potiguar. Exerceu a vice-presidência da ASCONF (Associação Seridoense de Confecções) no período de 2015 a 2018. Além de industrial, também é advogado, graduado Bacharel em Direito pela Universidade Potiguar, com pós-graduação pela Fundação Escola Superior do Ministério Público.


0 Comentário

Av. Senador Salgado Filho, 2190 - Ed. Portugal Center - 207/209 - Fone: (84) 3206-9578
2010 ® Portal Mercado Aberto. Todos os direitos reservados.
ponto criativo