Biometria

Tudo sobre economia, finanças, negócios e investimentos

27/02/2018 14h12

Prefeitura lança Portal da Mobilidade Urbana e o aplicativo “Poty Bus”

A ferramenta tem por objetivo fornecer à população acesso aos dados da mobilidade urbana da cidade, seja por meio de arquivos de dados abertos, seja por serviços públicos de software.

A população da capital potiguar tem acesso agora as informações referentes às operações do serviço de transporte público, a bilhetagem eletrônica, passageiros transportados, itinerários das linhas, localização dos veículos e diversos outros dados referentes a área. Tudo isto foi disponibilizado pela Prefeitura de Natal no Portal de Transparência da Mobilidade Urbana lançado na manhã desta terça-feira (27), em solenidade realizada no auditório da sede da Câmara dos Dirigentes Lojistas do Rio Grande do Norte. Também foi disponibilizado o aplicativo "Poty Bus" que vai auxiliar o usuário do sistema de transporte público da cidade.

O prefeito de Natal, Carlos Eduardo, participou do evento ao lado da secretária municipal de Mobilidade Urbana, Elequicina dos Santos, da reitora da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Ângela Paiva, dos vereadores Felipe Alves e Kleber Fernandes, e da representante da União Internacional de Transportes Públicos (UITP), Leonora Passos.

A ferramenta tem por objetivo fornecer à população acesso aos dados da mobilidade urbana da cidade, seja por meio de arquivos de dados abertos, seja por serviços públicos de software. Esse será mais um instrumento que a sociedade terá acesso e poderá também sugerir melhorias, vez que todas as informações sobre o Sistema de Transporte Público estão disponíveis para consultas e pesquisas. O acesso acontece pelo site: www.dadosabertos.natal.br.

Sobre o portal, Elequicina destacou que se trata de um importante instrumento da cidadania e que possibilitará a aplicação de políticas públicas voltadas para o setor, aumentando a transparência da gestão e permitindo a disponibilidade de sugestões permanentes da sociedade na melhoria deste processo. "É o cidadão participando da gestão", explicou.

Outro avanço implementado pela secretaria municipal de Mobilidade Urbana é o aplicativo "Poty Bus". A ferramenta já está disponível para o sistema Android e em breve poderá ser acessada no IOS. Nela, os usuários terão ao alcance de um click acesso aos conteúdos sobre localização de ônibus, tempo de chegada na parada, entre outros temas.

Carlos Eduardo não escondeu a satisfação com o lançamento das plataformas tecnológicas que trazem ainda mais transparência para as ações da atual gestão do poder executivo municipal na área de mobilidade. O prefeito lembrou ainda sobre os investimentos maciços que área vem recebendo ao longo dos últimos anos dentre eles destaque para o Complexo Viário Dom Eugênio Sales; a implementação das linhas exclusivas de ônibus; a ampliação das ciclovias nas quatro regiões da cidade; a instalação de novos abrigos de passageiros; o reforço no sistema de videomonitoramento das vias da capital potiguar; o passe-livre; dentre outras iniciativas.

Ele parabenizou a equipe da STTU pelo trabalho desenvolvido e enalteceu ainda a parceria com a Universidade Federal do Rio Grande do Norte no desenvolvimento do aplicativo. "Como gestor fico muito feliz em avalizar medidas como esta. São iniciativas que trazem benefícios significativos para a população, aproxima o natalense da gestão das políticas públicas e confere transparência a aplicação dos recursos oriundos dos tributos pagãos pelo cidadão", afirmou o chefe do executivo municipal.

 


0 Comentário

Av. Senador Salgado Filho, 2190 - Ed. Portugal Center - 207/209 - Fone: (84) 3206-9578
2010 ® Portal Mercado Aberto. Todos os direitos reservados.
ponto criativo